Primeira unidade pública de reabilitação do país, Crer celebra 22 anos

Crer se destaca no atendimento de alta e média complexidade nas áreas hospitalar e ambulatoria (Foto: Juliana Saran/Agir)

Fundado em 25 de setembro de 2002, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) celebra 22 anos. Referência em reabilitação e readaptação no estado de Goiás e em todo o país, ao longo desse período, a unidade de saúde do Governo de Goiás realizou mais de 24 milhões de atendimentos e procedimentos.

“Falar sobre o Crer é uma oportunidade única de destacar a importância desta instituição, que impacta e transforma a vida de tantas pessoas. Hoje, celebramos e agradecemos a todos: aos nossos usuários, que diariamente nos ensinam o valor da vida, e aos nossos colaboradores, que nos enchem de orgulho com seu comprometimento em cuidar do próximo”, compartilha o diretor-geral do Crer, Luiz Carlos Junio Sampaio Teles.

Maria Eduarda Vieira Gomes, 18 anos, é paciente do Crer desde 2022, quando sofreu uma queda durante uma aula de educação física, resultando em um traumatismo craniano. Após uma cirurgia delicada e dois meses internada na UTI, ela iniciou o processo de reabilitação no Crer, superando as expectativas em sua recuperação. Para Maria Eduarda, o Crer representa esperança e a possibilidade de uma vida melhor.

“Fazer parte da história deste hospital é uma honra. Sou profundamente grata a todos os profissionais que contribuíram e continuam contribuindo para a minha recuperação”, afirma.

Crer em números

Desde sua fundação até agosto de 2024, o Crer realizou um total de 24.013.779 atendimentos e procedimentos. Entre eles, 1.849.290 consultas médicas ambulatoriais, 14.101.056 atendimentos em reabilitação e consultas multiprofissionais, tanto em regime ambulatorial quanto de internação.

Além disso, foram feitos 4.834.777 exames de laboratório e análises clínicas, 1.372.049 exames de imagem, 685.974 exames de audiologia, 4.502 procedimentos no laboratório de marcha, 266.864 procedimentos odontológicos e 109.430 cirurgias.

A unidade também registrou 255 implantes cocleares, confeccionou 146.355 próteses e órteses na oficina ortopédica e dispensou 56.022 aparelhos de amplificação sonora (AASI). No mesmo período, o Crer contabilizou 6.496 atendimentos pelo Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).

Esses números demonstram a abrangência e o impacto significativo da instituição na reabilitação e cuidado dos seus pacientes.

Referência Nacional

Reconhecido como Centro Especializado em Reabilitação e Readaptação (CER IV) pelo Ministério da Saúde, o Crer se destaca no atendimento de alta e média complexidade nas áreas hospitalar e ambulatorial.

Primeira unidade pública do país focada em reabilitação e readaptação, o hospital atua nas deficiências físicas, auditivas, visuais e intelectuais, e é certificado com o selo de Excelência Nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e a norma ISO 9001:2015.

Em 2022, o Crer foi o único hospital do governo estadual a atingir 100% de conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente, divulgada pela Anvisa. Recebeu ainda o selo ‘UTI Top Performer 2022’, concedido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), e o título de ‘Great Place to Work’ (GPTW), consolidando-se como um excelente ambiente de trabalho.

Também em 2022, o Crer foi reconhecido nacionalmente, sendo o hospital público mais bem avaliado de Goiás e ocupando a 14ª posição no ranking dos melhores hospitais públicos do Brasil, uma honraria concedida pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

Ensino e Pesquisa

Na área de ensino, o Crer é um hospital escola reconhecido pelo Ministério da Educação, já formando mais de 200 especialistas e publicando inúmeros estudos em revistas nacionais e internacionais. O programa de Aperfeiçoamento Profissional da unidade já qualificou mais de 400 profissionais e, desde 2021, em parceria com a UNIFESP, o Crer oferece uma linha de mestrado.

Estrutura de Ponta

Com mais de 33 mil metros quadrados de área construída, o Crer conta com 156 leitos de enfermaria, 20 leitos de UTI, 8 salas cirúrgicas, 4 piscinas aquecidas para hidroterapia e 5 ginásios de reabilitação. A estrutura inclui ainda um moderno Centro de Diagnóstico e o único serviço de Aconselhamento e Laboratório de Genética do estado.

Além disso, o Crer possui uma oficina ortopédica fixa e itinerante, credenciada pelo Ministério da Saúde, que confecciona órteses, próteses e outros dispositivos sob prescrição médica, garantindo aos pacientes um atendimento completo e integrado, promovendo a autonomia e a qualidade de vida.

Saiba mais

UTI do Crer está entre as melhores do país