Policlínicas abrem portas para exames de mamografia

38 mamógrafos estão em funcionamento nas unidades estaduais de saúde e nos municípios (Foto: Iron Braz)

A Secretaria da Saúde (SES-GO) realiza a campanha Outubro Rosa – Goiás Todo Rosa. A ideia é conscientizar mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, principalmente aquelas a quem, pelas diretrizes brasileiras, recomenda-se o exame de mamografia a cada dois anos na faixa etária entre 50 e 69 anos.

Para este ano, a campanha do Estado realiza, de 14 a 18 de outubro, o programa de Redução da Fila de Mamografias, com a Semana de Portas Abertas nas policlínicas, que atenderá mulheres que aguardam na fila e também aquelas que chegam por demanda espontânea.

Policlínicas oferecem exames de mamografia

A previsão é de que sejam realizados 40 exames por dia em cada policlínica estadual, em Posse, Goianésia, Quirinópolis, Formosa, Goiás e São Luís de Montes Belos.

“A melhor maneira de combater o câncer de mama é com o exame e o diagnóstico precoce, por isso reforçamos tanto, não somente neste mês, mas como uma ação contínua”, aponta o secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos.

Em Goiás, há 38 mamógrafos em funcionamento em unidades estaduais e nos municípios.

“Não faltam mamógrafos para a realização dos exames, o que precisa mesmo é informação e que as mulheres entendam que podem ir a uma das policlínicas ou na Atenção Primária para poder realizar o exame pelo SUS. O diagnóstico precoce salva vidas”, pontua a superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde, Paula Santos Pereira.

Em Goiás, há 38 mamógrafos em funcionamento em unidades estaduais e nos municípios (Foto: Iron Braz)

Casos

Levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que, entre 2023 e 2025, surgirão no Brasil mais de 73 mil novos casos da doença, risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres – em Goiás são mais de 1,9 mil novos casos. Considerando apenas os tipos de câncer não melanoma de pele, o de mama continua sendo o mais prevalente no país.

Goiás, em 2023, registrou 1.435 casos da doença. Este ano, já são 551 mulheres com esse tipo de câncer e 373 mortes registradas. Em 2023, os óbitos somaram 634 casos.

Saiba mais

Outubro Rosa em Goiás terá semana de portas abertas nas policlínicas

Policlínica de Quirinópolis amplia hemodiálise

Policlínica de Posse passa a ter centro de odontologia

Ouça a matéria

Policlínicas estaduais abrem as portas para exames de mamografia

Download