Seds e CBMGO discutem aprimoramento do SOS Pessoa com Deficiência

Reunião contou com integrantes da corporação e de associações que atuam na proteção e inclusão das comunidades de pessoas com deficiência (Foto: Seds-GO)

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), realizou, nesta quinta-feira (17/10), uma reunião para aprimoramento do serviço SOS Pessoa com Deficiência.

Estiveram presentes representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-GO), Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (Adfego), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Associação Pestalozzi.

O objetivo da discussão é a inclusão de uma ferramenta que facilite a assistência aos surdos e deficientes auditivos.

De acordo com o tenente-coronel Marcos, atualmente, o canal realiza mais de 1.100 atendimentos. Destes, 90% dos casos são solucionados apenas pelo telefone. A meta é que portadores de surdez ou deficiência auditiva consigam pedir ajuda à corporação sem a necessidade do auxílio de terceiros, em momentos de angústia.

“Foram discutidos alguns aprimoramentos, onde a Seds vai atuar como parceira do Corpo de Bombeiros para que possamos desenvolver um trabalho de inclusão dentro do salvamento de emergência”, afirma.

Durante o encontro, foram apresentadas as demandas e ações que estão sendo implementadas para a melhoria do serviço. Foi destacado o avanço no processo licitatório para a criação da Central de Libras, com o fornecimento de um profissional intérprete para a Gerência da Pessoa com Deficiência a outras oito secretarias.

Além disso, serão ofertados pela Seds, em parceria com o CBMGO, cursos de capacitação sobre como pedir socorro e como realizar o atendimento dos usuários.

Segundo a superintendente de Direitos Humanos da Seds, Ana Luísa Freire, a adoção das medidas são essenciais para que todo chamado seja atendido, sem qualquer tipo de constrangimento.

“Nós precisamos enxergar as pessoas com deficiência e incluí-las em nosso dia a dia. Temos esse olhar humano e trabalhamos a pauta para que as políticas públicas funcionem como forma de inclusão e não de exclusão”, ressalta.

Ana Luísa ainda afirmou que a Seds está à disposição para a discussão e solução das necessidades.

Saiba mais

Goiás Social promove oficina de grafite para adolescentes do Case

Bombeiros fazem curso internacional de combate a incêndios florestais

Seds promove 1º Fórum Estadual de Políticas para Mulheres em Goiás

Seds reforça combate à exploração sexual de crianças e adolescentes