Unidades da Secult terão ecopontos de coleta seletiva de resíduos

Iniciativa tem como objetivo não apenas fomentar a sustentabilidade ambiental, mas também conscientizar servidores da secretaria, e comunidade em geral, sobre a importância da reciclagem e do cuidado com o meio ambiente (Foto: Secult-GO)

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) lança, na próxima quarta-feira (23/10), o Projeto “Volta e Recria!”, iniciativa inovadora que visa implantar a coleta seletiva de resíduos sólidos recicláveis, incluindo materiais como garrafas PET, papel, vidro, latinhas de alumínio, plásticos e dispositivos eletrônicos (TVs, teclados, fios). O evento será às 9h no Centro Cultural Martim Cererê, em Goiânia.

Contemplado pela lei federal Paulo Gustavo, mecanismo operacionalizado pela Secult, o “Volta e Recria” é uma realização da CicloTrash e Fluir Experiências. A iniciativa tem como objetivo não apenas fomentar a sustentabilidade ambiental, mas também conscientizar os servidores da secretaria, bem como a comunidade em geral, sobre a importância da reciclagem e do cuidado com o meio ambiente.

“A implantação desse projeto é um compromisso do Governo de Goiás com a sustentabilidade e representa um passo importante na conscientização ambiental no setor cultural. Isso mostra também como a cultura é fundamental para a implementação de políticas públicas que são essenciais para a saúde pública e bem-estar da população”,  explica Yara Nunes, secretária de Estado da Cultura.

Em fase de implantação, o projeto terá duração de seis meses e será realizado em parceria com a Cooperativa Beija-Flor, e será realizado em quatro unidades estratégicas da Secult, nos centros culturais:

  • Marieta Teles,
  • Martim Cererê,
  • Octo Marques
  • e Vila Cultural Cora Coralina.

Nesses locais, o projeto disponibilizará pontos de coleta devidamente sinalizados, com capacidade de mil litros, para recolhimento do material.

Todos os servidores das unidades passarão por treinamento e orientações a respeito do descarte correto dos resíduos recicláveis. Já os visitantes das unidades serão orientados com os adesivos e informativos que ficarão disponíveis nos espaços sobre o programa. Os coletores ficarão em locais visíveis e de fácil acesso para que as pessoas possam destinar seus recicláveis.

Posteriormente, trabalhadores da Cooperativa Beija-Flor vão recolher os resíduos e dar a destinação correta a elas.

“O projeto visa agregar o trabalho de reciclagem junto aos espaços culturais de Goiânia. Além da redução dos danos ao meio ambiente, essa iniciativa também gera oportunidades para dezenas de famílias das cooperativas”, ressalta Marcus Affonso, consultor de sustentabilidade da CicloTrash.

Tecnologia

Durante a coleta dos resíduos, os cooperados irão pesar e calcular o retorno ambiental da iniciativa por meio de um aplicativo. Por meio dessa tecnologia será possível medir, em tempo real, os impactos positivos do projeto como a economia de água e energia elétrica, a compensação de dióxido de carbono (CO²), além da quantidade de árvores que deixaram de ser cortadas e a geração de renda.

O projeto ainda prevê a realização de campanhas educativas e oficinas para sensibilizar a população sobre a importância da coleta seletiva, do correto destino dos resíduos e da preservação ambiental.

Serviço

Lançamento do projeto Volta e Recria
Data: 23 de outubro (quarta-feira)
Horário: 9h
Local: Centro Cultural Martim Cererê – Rua 94A, Setor Sul, Goiânia.

Saiba mais

Recicla Goiás: meta de reciclagem foi superada em todos os tipos de materiais