Meio Ambiente terá painel na COP-16, na Colômbia

Governo de Goiás, representado pela Semad, participa da COP-16 (Foto: COP16/Divulgação)

A COP-16, realizada em Cali, na Colômbia, vai receber o primeiro painel internacional organizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad). O debate será nesta quinta-feira (24) e reunirá representantes de governos subnacionais de toda a América Latina.

A proposta do painel é a de promover um diálogo estratégico sobre as iniciativas em andamento para restauração de ecossistemas e proteção de espécies. “Os governos locais têm papel crucial nesse processo”, afirma a secretária Andréa Vulcanis, uma das painelistas confirmadas.

“O nosso objetivo é o de fortalecer as políticas e práticas de conservação, restauração e proteção de espécies, promovendo uma resposta coletiva e integrada para enfrentar os desafiosque impactam a biodiversidade da região. Sobretudo num cenário de enfrentamento de mudanças climáticas”, diz Vulcanis.

COP-16

Além da secretária de Goiás, também participam Carmen Delicia Antelo Natush, diretora de Sustentabilidade e Inovação da Fundação Natura Bolivia; Victoria Flores, Ministra de Ambiente y Economía Circular do Governo da Província de Córdoba; e Walber de Santana, Secretário Executivo de Meio Ambiente de Pernambuco.

De acordo com a secretária de Goiás, um dos maiores desafios para que os países atinjam as metas de conservação da biodiversidade e transitem para um modelo de desenvolvimento socioeconômico harmonioso com a natureza é integrar plenamente o ser humano como um beneficiário ativo de ações estratégicas.

“Embora ações diretamente voltadas à proteção dos elementos naturais – como fauna, flora, clima e água – sejam relevantes, a análise de como pensamentos, valores e emoções humanos influenciam comportamentos ambientais é fundamental para entender como propor e dar escala a metodologias sociais de desenvolvimento de uma nova consciência, a nível individual e coletivo, com vistas à conservação da biodiversidade, sustentabilidade e preservação do meio ambiente”, completa Vulcanis.