Educação lança 2º livro sobre Contribuições da Diáspora Africana na Cultura Brasileira
Por ocasião do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a Secretaria da Educação (Seduc/GO) divulga o segundo volume da coleção Contribuições da Diáspora Africana na Cultura Brasileira.
O livro II, em formato de E-book, tem foco na literatura e a construção de imaginário do que é ser negro. A publicação foi lançada durante a Olimpíada de Humanidades, na cidade de Goiás, com a participação de 240 estudantes e professores da Chapada dos Veadeiros.
O primeiro volume foi lançado em 2022. A série de livros será composta por seis volumes, sendo mais dois em 2025 e outros dois em 2026. Os livros são escritos e produzidos para os professores da rede estadual de Educação utilizarem em sala de aula.
Eles se inserem nos esforços e trabalho da Seduc/GO que, por meio do Centro de Estudos e Pesquisa Ciranda da Arte e Instituto IpeArtes, busca apoiar a reflexão sobre as questões raciais com vistas à promoção e fortalecimento da Educação antirracista a partir das escolas públicas estaduais.
Educação em Direitos Humanos
Um importante material didático, que inclui esta coleção, sintetiza a pesquisa e as ações pedagógicas desenvolvidas pelo IpeArtes, firmando sua base na Educação em Direitos Humanos. A abordagem procura valorizar as contribuições negras nos âmbitos cultural, científico, artístico, entre outros, presentes na cultura brasileira e goiana.
A série de livros destaca como a cultura goiana foi e, ainda, é influenciada pela diáspora africana.
De acordo com os organizadores da coleção, o reconhecimento dessas contribuições é uma forma de abordar a questão racial por um viés positivo, em contraponto às abordagens que enfatizam o período da escravidão, que minimizam a história das civilizações africanas muito anterior a esse período.
A sistematização dos conteúdos foi iniciada ainda em 2019. No primeiro volume o enfoque foi sobre a importância de se considerar a Educação socioemocional e pedagógica essenciais para uma Educação antirracista.
Também, tem o foco de dar destaque às inúmeras influências positivas das culturas africanas e afrobrasileiras na ciência, nas artes e na cultura do país e, em especial, de Goiás.
Contribuições da Diáspora Africana na Cultura Brasileira
Os livros tratam a Educação antirracista em uma linguagem acessível e sensível, convidativa à temática e inspiradora para os educadores.
A produção do material foi possível a partir da reflexão e pesquisa dos educadores responsáveis pelos livros, ao longo dos anos, aliada à sistematização da relação entre docência e pesquisa das produções artísticas como aquelas de eventos referentes à Consciência Negra realizados em 2018, 2019 e 2023 com o público escolar em Alto Paraíso de Goiás.
O livro está disponível para download no site do Ciranda da Arte.
Saiba mais
Seduc lança série ‘As Contribuições da Diáspora Africana na Cultura Brasileira’
Dia da Consciência Negra é marcado com exposições e espetáculo teatral