Seduc lança série ‘As Contribuições da Diáspora Africana na Cultura Brasileira’
A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) lança o primeiro volume da série intitulada, ‘As Contribuições da Diáspora Africana na Cultura Brasileira’. O conteúdo foi produzido pelo projeto IpeArtes, diagramado por José Alecrim e ilustrado por Aissi Kárita, professores de arte/educação da rede pública estadual de ensino.
A série busca inspirar educadores no processo de formação de crianças e jovens ao propor uma abordagem sobre a questão racial que valoriza as inúmeras contribuições da diáspora africana em Goiás e no país. Reconhecer as contribuições da diáspora africana na constituição da cultura brasileira é um primeiro passo na construção de ações educativas mais respeitosas e humanizadas.
A temática proposta está dentro do currículo escolar como prevê a lei nº 10.639, de 2003, que garante o tema “História e Cultura Afro-Brasileira” como componente curricular obrigatório. No intuito de ampliar a reflexão sobre o tema, esta série de livros surge para ampliar o conhecimento acerca desses saberes, técnicas e cultura de origem negra.
As experiências educativas do IpeArtes/Seduc desenvolvidas ao longo desses últimos anos sobre as questões raciais demonstram que um caminho a ser seguido é o da valorização das pessoas negras da população local, das expressões culturais negras, dos saberes que elas perpetuam e do reconhecimento da importância de personalidades negras na cultura, ciência e saúde em Goiás.
As questões raciais e étnicas são um dos Temas Contemporâneos Transversais (TCT) que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) preconiza como estratégia para aproximar a vida à sala de aula e dessa maneira contextualizar os conteúdos curriculares. Os TCT integram as atividades de formação integral do aluno e auxiliam a melhoria da aprendizagem ao abordar temas de forma interdisciplinar e transdisciplinar com vistas a levar o estudante a refletir sobre o mundo em que vive.
Os próximos volumes da série abordam as contribuições da cultura negra em diversas áreas, como a artística (música, dança, artes visuais, teatro), de práticas corporais e esportes, e da alimentação, com referências para os educadores aprofundarem a sua pesquisa e sugestões de sequências didáticas.
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