Coordenadora do Laboratório de Análises Clínicas e membro do Comitê Transfusional, Jennifer Fernandes e enfermeira auditora, Ana Cristina, recebem certificado de destaque em doação de sangue, entregue ao Hetrin pelo Hemogo (Foto: Débora Alves /Hetrin)
O Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), unidade do Governo de Goiás, foi reconhecido como um dos destaques em doação de sangue na categoria hospital estadual. O certificado, entregue pelo Hemocentro de Goiás (Hemogo) durante a celebração do Dia do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, é resultado do trabalho contínuo do Comitê Transfusional do hospital em ações de conscientização junto à comunidade de Trindade.
Jennifer Fernandes, coordenadora do Laboratório de Análises Clínicas e membro do Comitê Transfusional e Ana Cristina, enfermeira auditora e também membro do Comitê Transfusional, ambas do Hetrin, receberam a homenagem em nome da unidade.
“Este certificado representa o esforço coletivo do comitê e o apoio tanto dos colaboradores quanto da comunidade. Estamos comprometidos em conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue para salvar vidas”, destacou a coordenadora.
Em 2024, o Hetrin, em parceria com o Hemogo, promoveu três ações de coleta de sangue, 220 bolsas de sangue forram arrecadadas e 15 cadastros de doação de medula óssea foram realizados (Foto: SES-GO)
Parceria que salva vidas
Durante o ano de 2024, o Hetrin, em parceria com o Hemogo, promoveu três ações de coleta de sangue, nas quais foram arrecadadas 220 bolsas de sangue e realizados 15 cadastros de doação de medula óssea.
Com essa quantidade de bolsas, é possível beneficiar 880 pessoas. Para dar continuidade a esse trabalho, a unidade móvel do Hemogo estará novamente no hospital na próxima sexta-feira (29/11), das 08 às 16 horas, pronta para atender novos doadores.
A unidade móvel do Hemocentro visita regularmente o hospital para coleta de bolsas de sangue e cadastro de doadores de medula óssea, contribuindo para o abastecimento dos estoques que atendem 223 unidades de saúde em Goiás.
Como ser doador?
O processo de doação de sangue é rápido e simples. Os voluntários devem pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização dos responsáveis) e estar em boas condições de saúde. Após uma triagem inicial, a coleta dura cerca de 8 a 12 minutos, totalizando pouco mais de 30 minutos para todo o processo.
Interessados podem agendar sua doação pelo site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone gratuito 0800 642 0457.
A doação de sangue é um ato de solidariedade que pode salvar até quatro vidas. No Comitê Transfusional do Hetrin, o lema Seu Tipo de Sangue é o Tipo Certo de Alguém!, reforça a importância de participar desse gesto que oferece esperança a quem mais precisa.