Caiado ressalta importância de parceria com tribunais de contas para transparência da gestão

“A parceria com os tribunais engrandeceu muito meu governo”, ressalta Caiado em almoço com representantes dos Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios (Fotos: Júnior Guimarães)

Responsáveis por fiscalizar as contas públicas, os tribunais de contas avaliam a legalidade, a legitimidade e a economicidade das ações governamentais. Para Caiado, a parceria com esses tribunais fez com que Goiás se tornasse referência em transparência.

“A parceria com os tribunais engrandeceu muito o nosso governo, desde o primeiro ano do meu mandato até hoje. São tribunais compostos de quadros competentes, capazes de orientar o governo e, com a vivência e a experiência, corrigir rotas e dar dinâmicas à gestão”, enalteceu o gestor estadual.

Fala do governador foi proferida durante almoço de confraternização no Palácio das Esmeraldas, nesta sexta-feira (06/12), quando Caiado recebeu, ao lado da primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, representantes dos Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios.

Para o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), Saulo Mesquita, graças à independência do órgão e ao respeito por parte do Governo de Goiás, as ações da instituição têm alcançado cada vez mais goianos, com foco na transparência das contas públicas.

“Nosso papel principal é caminhar junto com as instituições, com o objetivo principal de beneficiar a população. Cabe ao Tribunal atuar para viabilizar e mostrar o caminho junto às instituições para que a população seja contemplada por aquilo que ela precisa e tem direito, com desenvolvimento e implementação de políticas públicas”, frisou Mesquita.

Já o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Joaquim de Castro, ressaltou que Goiás tem investido em ações com foco na transparência e autonomia dos órgãos de controle, além de contribuir com as demandas encaminhadas pelas instituições.

“O respeito que o governador tem para com o TCM é motivo de reconhecimento e gratidão para nós”, agradeceu Castro.

“Os Tribunais estão sempre participando e opinando, e isso é muito importante. Esse é um legado deixado por Caiado para os órgãos independentes, principalmente no sentido de nos dar segurança para que possamos continuar nosso trabalho”, enfatizou Castro.

Transparência

Goiás é o Estado mais transparente do Brasil, segundo a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em 2024, com pontuação máxima na avaliação que mede o nível de prestação de informações aos cidadãos.

Ainda no quesito de acesso à informação, Goiás também foi considerado como o Estado mais digital do Brasil, segundo a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC).

Segundo o chefe do Executivo goiano, a parceria e o trabalho com os tribunais têm permitido identificar e corrigir falhas, evitando desperdícios e irregularidades. Ao finalizar, Caiado fez questão de ressaltar o compromisso com a integridade e a clareza na gestão dos recursos públicos em Goiás.

“Não existe governo de sucesso sem responsabilidade fiscal. É um caminho que nos leva à condição de superarmos as dificuldades e entregarmos serviços à população, como rodovias, pontes e viadutos”, finalizou o governador.

Saiba mais

Goiás alcança nota máxima no Programa Nacional de Transparência Pública

Governo aumenta transparência com publicação de boletim econômico

População terá mais transparência no acesso a dados do SUS