Militares de Sergipe estão em Goiás para conhecer trabalho do Batalhão Rural
A Polícia Militar de Goiás (PMGO) recebe comitiva da Polícia Militar de Sergipe (PMSE) para uma visita técnica ao Batalhão Rural. O objetivo é apresentar o modelo de patrulhamento rural desenvolvido em Goiás, reconhecido nacionalmente pela inovação e eficiência no combate à criminalidade no campo.
Durante os cinco dias de visita (de 9 a 13/12), os oficiais participam de uma programação que inclui palestras, demonstrações técnicas e atividades em campo para observar de perto as operações realizadas pela unidade especializada.
“Nosso objetivo é mostrar como a união entre tecnologia e proximidade com a comunidade rural pode transformar a segurança no campo. Goiás tem orgulho de ser referência nesse modelo e está sempre disposto a compartilhar experiências que contribuam para o fortalecimento da segurança pública em outros estados”, destacou o comandante do Comando de Operações de Cerrado (COC), coronel Leonardo Rezende Reis.
A recepção também é conduzida pelo tenente-coronel Fábio Francisco da Costa, comandante do Batalhão Rural, que ressaltou o impacto positivo do projeto.
“O patrulhamento rural georreferenciado é mais do que uma estratégia de policiamento, é um compromisso com o homem do campo. Essa troca de experiências reforça nossa missão de levar tranquilidade e proteção às áreas mais afastadas.”
A Patrulha Rural Georreferenciada, principal ferramenta de atuaço do Batalhão Rural, utiliza tecnologia como mapeamento de propriedades e banco de dados de maquinários para agilizar o atendimento no campo. O modelo goiano tem se destacado pela proximidade com a comunidade rural e pela eficácia na redução de crimes em áreas afastadas dos grandes centros.
Batalhão Rural
O Batalhão Rural da PMGO completou 5 anos, em junho deste ano. A unidade desempenha um papel fundamental na proteção e segurança das áreas rurais de estado, fortalecendo a confiança da população no trabalho da Polícia Militar.
Desde sua criação, o Batalhão Rural foi concebido com a missão de combater a criminalidade nas regiões rurais, onde a distância e a dispersão das propriedades muitas vezes dificultam a atuação das forças de segurança. Com um planejamento estratégico e o emprego de tecnologias avançadas, a unidade tem se destacado pela eficácia nas operações, promovendo a paz e a ordem nas comunidades do campo.