Reeducandos reforçam limpeza urbana em Aparecida

Força-tarefa com apoio dos reeducandos conta com a escolta de 40 policiais penais e o suporte de 8 fiscais (Foto: DGPP e Rodrigo Estrela)

A força-tarefa de limpeza e roçagem de áreas públicas e privadas de Aparecida de Goiânia ganhou um reforço nesta semana, com a inclusão de 80 reeducandos do Sistema Prisional nos trabalhos. A ação iniciada nesta quarta-feira (15/1), e que segue até sexta-feira (17/1), é fruto de uma parceria firmada entre a Polícia Penal de Goiás e a gestão municipal.

Força-tarefa vai percorrer toda a região do Setor Pontal Sul, integrando o plano de zeladoria, manutenção e revitalização da cidade que é realizado pela nova gestão desde o dia 2 de janeiro.

Limpeza urbana

A força-tarefa com apoio dos reeducandos conta com a escolta de 40 policiais penais e o suporte de 8 fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU). Equipamentos como 20 roçadeiras manuais, 10 enxadas, 10 foices, três tratores com roçadeiras e duas equipes de remoção estão sendo utilizados. Entre os serviços realizados estão roçagem, remoção de entulhos, limpeza e tapa-buracos.

Firmino Alves, diretor regional adjunto penal, destacou que os reeducandos participantes cumprem regimes fechado e semiaberto e já realizam atividades laborais dentro do Complexo Prisional.

“Estamos ampliamos essas atividades para ações externas em benefício da população das cidades. Com determinação do governador Ronaldo Caiado, queremos ressocializar os apenados e otimizar o uso da mão de obra qualificada, fortalecendo parcerias como essa. Essa é a primeira de muitas ações que desejamos realizar”, explicou.