Caiado destaca diálogo e parceria com a Justiça em encontro com presidentes de tribunais
O governador Ronaldo Caiado reforçou o trabalho diálogo entre poderes e de parceria com a Justiça, preservando a independência de cada Poder, ao pontuar a contribuição do Judiciário goiano em sua gestão desde 2019.
O chefe do Executivo goiano, na noite desta quinta-feira (16/01), participou do 14º Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), realizado em Rio Quente, na região Sul do Estado.
“Quando assumi o governo, Goiás passava por uma condição precária. Naquele momento, busquei a ajuda do Poder Judiciário para discutirmos o quadro fiscal do estado, porque não se governa sozinho”, disse o governador.
“Hoje estamos acolhendo esse grande evento, que dá a Goiás um realce maior na área do Judiciário. O desembargador Carlos França, um homem dedicado, trabalhador e determinado, presidiu o Consepre e todos reconhecem que ele fez uma gestão diferenciada”, enalteceu Caiado, ao parabenizar o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) pelo evento.
“Ele conseguiu alavancar o Consepre, criando um evento de relevância, que tem presente as melhores cabeças do Judiciário brasileiro”, concluiu.
Parceria
Carlos França ressaltou em sua fala a parceria com o Governo de Goiás para o bom desempenho do órgão no estado.
“Desde o primeiro momento da minha presença no Tribunal de Justiça, tivemos um relacionamento institucional de alto nível, respeitoso e de diálogo com o governador, trazendo resultados para a sociedade”, comentou.
“Não vejo outro caminho a não ser o diálogo com o Executivo e demais poderes para podermos superar as dificuldades dos estados”, destacou.
Consepre
Também participou do evento o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin, que ressaltou que a “magistratura é os ouvidos e os olhos da República”.
“Vejo hoje um Consepre coletivo e que representa 80% da jurisdição do Brasil. Nós juízes temos a percepção das grandezas e das dificuldades do povo brasileiro”, completou.
A programação do Consepre abrange reuniões dos presidentes dos tribunais de Justiça do Brasil, uma sessão de deliberação sobre a atuação institucional e planejamento para os encontros de 2025, além de tratar do congresso sobre a segunda instância, que será realizado no STJ.
O evento, que se encerra no sábado (18/01), foi marcado pela conclusão do segundo período de gestão do desembargador Carlos França, que presidiu o Consepre nas gestões 2023 e 2024. A nova mesa diretora, que a partir de agora será liderada pelo presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto, toma posse nesta sexta-feira (17/01).
Carlos França resumiu o Consepre, segundo ele próprio, como uma possibilidade ímpar de discutir o Judiciário estadual, discutir demandas e temas que são relevantes para prestar o melhor serviço à sociedade.
“O desejo dos tribunais de Justiça e da Justiça estadual é estar cada vez mais próximo e integrante de uma concepção de Poder Judiciário nacional”, resumiu José Oliveira Neto.
Presente no evento, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Goiás (OAB-GO), Rafael Lara, destacou que o diálogo e a construção de soluções por meio do diálogo é a marca do Estado de Goiás.
“A advocacia goiana quer construir pontes e encontrar soluções através do diálogo com o Poder Judiciário”, enfatizou.
Saiba mais
Governo garante mais assistência ao Projeto de Fruticultura do Vão do Paranã