Liga Cidade Limpa orienta estudantes sobre destinação adequada do lixo

Uma das primeiras ações do projeto é a formação de professores da rede estadual de ensino, que teve início nesta quinta-feira, (23/01) em formato online (Fotos: Solimar de Oliveira)

O Governo de Goiás, em parceria com o Ministério Público de Goiás (MPGO), lançou nesta semana a campanha Liga Cidade Limpa – Separação de Resíduos.

E uma das primeiras ações do projeto é a formação de professores da rede estadual de ensino, que teve início nesta quinta-feira, (23/01) em formato online. Foram formadas duas turmas, uma no matutino e outra no vespertino.

“As aulas ficarão disponíveis no canal do MPGO no Youtube e têm como foco a destinação correta dos resíduos sólidos produzidos nas escolas”, explica Patrícia de Almeida Assunção, gerente de Programas e Projetos Intersetoriais e Socioeducação da Seduc-GO.

Segundo ela, o projeto será implantado nas 40 Coordenações Regionais de Educação em, pelo menos, uma turma de 6º e 7º anos que serão reagrupadas para se trabalhar nas eletivas de Meio Ambiente.

“Atenderemos 131 turmas com 30 alunos cada. Nas escolas, o trabalho com os materiais da campanha será iniciado no dia 3 de fevereiro”.

Para Patrícia, é de suma importância trabalhar com os estudantes de 6º e 7º anos quando se almeja formar cidadãos conscientes e fortalecer a cultura de separação de resíduos de forma correta.

“Eu digo que essa campanha já nasceu dando certo, visto que já temos muitos professores inscritos para a formação. Sem o engajamento deles não conseguiremos alcançar o nosso público-alvo, que são os estudantes”, afirma.

Educação ambiental

A campanha nasceu na execução do projeto institucional Todos Pela PERS, desenvolvido desde 2021 pelo Ministério Público, cujo objetivo é promover o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS – Lei Federal nº 12.305/10), com a implementação de medidas necessárias para a disposição final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos, com vistas ao encerramento dos lixões.

No projeto, identificou-se a necessidade de produzir um material de educação ambiental sobre o tema, com o fim de oferecê-lo às promotorias de Justiça e aos municípios, para que possam reproduzi-lo em suas localidades.

Política pública

O procurador-geral de Justiça, Cyro Terra Peres, destacou que o material trata o assunto de forma lúdica para as crianças, pois elas ensinam os adultos, mostrando a destinação correta dos resíduos sólidos.

O promotor de Justiça Juliano de Barros Araújo, um dos coordenadores do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema) do MPGO, explicou que o projeto contará com vários formatos de divulgação:

  • cartilhas,
  • folders,
  • cartazes,
  • adesivos,
  • outdoors,
  • busdoors,
  • banners,
  • spots de rádio,
  • mídias digitais para:
    • redes sociais,
    • vídeos
    • e jingles.

O promotor observou ainda que o material servirá de apoio à atuação finalística do Ministério Público na busca pelo encerramento dos lixões e pela gestão ambientalmente adequada dos resíduos sólidos. Além de utilizar uma linguagem única em todo o Estado, o material também viabiliza e auxilia todos os municípios a promoverem a sensibilização da sociedade sobre a importância do manejo adequado dos resíduos recicláveis.

“Um tema essencial para o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental”, afirmou o promotor.

Liga Ciada Limpa

A Campanha Liga Cidade Limpa tem como roteiro central as Aventuras da Turma do Super R, a partir de um gibi produzido internamente pelo MPGO, que tem oito histórias em quadrinhos protagonizadas pelo herói Super R (cesto de resíduos recicláveis) e seus amigos Natureba (cesto de resíduos orgânicos) e Jeitoso (cesto destinado aos rejeitos).

Juntos, eles ensinam as crianças e, por extensão, os adultos, sobre a correta separação dos resíduos sólidos em casa e na escola, abordando temas como coleta seletiva, rejeitos, descarte adequado de óleo de cozinha, pilhas e baterias e aterros sanitários.

Todo o material desenvolvido estará disponível, em versão digital, às promotorias de Justiça para que possam articular com os municípios e sociedades locais para reprodução impressa, veiculação em rádios, divulgação em redes sociais, instalação de outdoors, enfim, para replicar e utilizar amplamente na conscientização da população.

Parceria

A iniciativa da campanha no âmbito do MP coube à Área do Meio Ambiente e Consumidor do Centro de Apoio Operacional (Caomac), Gaema, Superintendência de Planejamento e Gestão (Suplan) e a Assessoria de Comunicação Social.

No Estado, a parceria abrange as Secretarias de Estado de:

  • Comunicação (Secom),
  • Educação (Seduc),
  • Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e
  • Retomada.

Saiba mais

Semad multa pescadores e alerta que piracema não terminou

Educação ambiental do Parque de Caldas Novas quer atender escolas da região

Educação ambiental chega a 10,5 mil pessoas no Araguaia