Anvisa aponta HDT como destaque em segurança do paciente
O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade do Governo de Goiás, está entre os três hospitais públicos do Estado de Goiás a figurar entre os serviços de saúde que apresentaram alta conformidade às práticas de segurança do paciente no ano de 2020. A relação das unidades destaque no País foi publicada no dia 10 de junho de 2021, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em relatório da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de saúde.
Para a composição do resultado, a Anvisa avaliou 21 critérios relacionados às melhores práticas previstas de segurança do paciente. Ao todo, dez hospitais goianos aparecem na relação, da qual três são públicos. As outras unidades estaduais são o Centro de Reabilitação Dr. Henrique Santillo (Crer) e o Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa).
Segundo a coordenadora do Núcleo Interno de Segurança do Paciente (Nisp) do HDT, Keliene Fernandes, o resultado é uma comprovação de todo o trabalho praticado na unidade, gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG).
“Estamos muito felizes com o feito que alcançamos. Para nós, ter o HDT como unidade referência em segurança do paciente é uma comprovação de que os protocolos, práticas, planos e ações relacionados a esse assunto estão sendo praticados de maneira adequada e eficiente. Tal feito nos dá ainda mais força para continuar o nosso processo de melhoria contínua”, disse.
Para a gerente operacional do hospital, Camila Costa, o apontamento da Anvisa chancela o cuidado da unidade com os pacientes internados. “Antes de qualquer coisa, trabalhamos diuturnamente pela qualidade da assistência prestada aos nossos pacientes. Temos implementado as melhores práticas assistenciais possíveis, gerando assim, uma assistência cada vez mais segura e livre de danos. O apontamento positivo no relatório é o indicativo de que nossos esforços estão no caminho certo”, garantiu a gerente.