Jogo infantil incentiva a escovação dental de maneira lúdica

Auau Kiko: Dino Dentista está disponível para ser baixado na Play Store (Imagem: Divulgação)

A solução para um problema envolvendo crianças pode ser simples e divertida, utilizando jogos de aprendizagem, elementos lúdicos e personagens cativantes. Um exemplo é o aplicativo Auau Kiko: Dino Dentista.

O jogo infantil que tem como objetivo incentivar e educar os pequenos sobre a importância da higiene oral. Idealizado por Thiago Nogueira, o programa foi desenvolvido com recursos da Lei Federal Paulo Gustavo, operacionalizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

No jogo, é necessário ajudar um grande dinossauro a limpar os dentes, passando a escova, utilizando fio dental e enxaguando a boca do personagem. A criança também deve derrotar criaturas que andam sobre os dentes do dino, representando as bactérias e germes que são eliminados com a escovação.

No final, a limpeza dos dentes é avaliada pelo cachorrinho Auau Kiko, que oferece elogios e críticas construtivas, como: “Você fez um bom uso do fio dental, mas ainda podemos melhorar!”.

Thiago Nogueira, desenvolvedor da ferramenta, conta que a ideia surgiu de uma experiência pessoal: a necessidade de incentivar seu filho de 3 anos a escovar os dentes, uma atividade que ele detestava. O resultado, no entanto, não teria sido possível sem a colaboração de profissionais de diversas áreas.

“Eu fiz toda a programação, modelagens e animações 3D, além de ter dado voz ao personagem principal (Auau Kiko). Contudo, o jogo também conta com os talentos da artista goiana Michelle Santos e do compositor e produtor musical Arlam Júnior e sua equipe”, detalha Nogueira.

Para garantir maior segurança aos usuários, principalmente levando em conta o público-alvo, o jogo não possui opções de compra dentro do aplicativo.

“Percebi que a maioria dos jogos infantis para celular eram abarrotados de anúncios e compras online, o que deixa as crianças frustradas e os pais muito preocupados. Pensando nisso, fizemos um jogo completamente gratuito, livre de anúncios e transações monetárias”, explica o programador.

Saiba mais

Goiás é 1º lugar na execução de recursos da Lei Paulo Gustavo no Centro-Oeste

Rendimento da Lei Paulo Gustavo será destinado a suplentes dos editais