Secretário da Saúde vistoria Hospital Estadual de Aparecida após incêndio
O secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, e o secretário municipal de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, realizaram, no final da tarde desta segunda-feira (03/02), uma vistoria no Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia (Heapa), após o incêndio ocorrido na madrugada anterior.
A inspeção, acompanhada pela diretora-geral do hospital, Cristiane Pavão, teve como objetivo avaliar os impactos do incidente e os danos estruturais da unidade.
A visita também serviu para definir as próximas etapas que garantam a retomada integral dos atendimentos o mais rapidamente possível. O município e o Estado seguem alinhados para reforçar a segurança e a infraestrutura da rede hospitalar de Aparecida de Goiânia.
“Estado e prefeitura atuando juntos, logo a unidade volta a operar em sua totalidade”, garantiu o prefeito Leandro Vilela.
O secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, elogiou a atuação da equipe do hospital durante o incidente, destacando a eficiência na evacuação dos pacientes e a contenção do fogo.
“A agilidade e o profissionalismo da equipe foram essenciais para evitar uma tragédia maior. O trabalho rápido e coordenado fez toda a diferença”, ressaltou.
Já o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, reforçou que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está à disposição para auxiliar no que for necessário.
“Estamos atentos a essa situação e prontos para apoiar o hospital. Inclusive, o HMAP já cedeu alguns leitos para receber pacientes do Heapa, garantindo que ninguém fique sem atendimento”, afirmou.
Incêndio no Hospital Estadual de Aparecida
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), o incêndio foi causado por um curto-circuito no aparelho de ar-condicionado da Central de Material e Esterilização (CME) da unidade. O incidente resultou na transferência de pacientes, enquanto equipes assistenciais evacuaram algumas alas preventivamente, devido à fumaça, para garantir a segurança de pacientes e acompanhantes.
Nenhum paciente ou colaborador se feriu em decorrência do incidente.
A SES-GO informou que o atendimento na unidade já foi retomado, mas o centro cirúrgico precisou ser interditado, temporariamente, resultando na suspensão das cirurgias eletivas e de emergência.
Dezesseis pacientes do Heapa que precisavam passar por procedimentos de urgência foram transferidos para outras unidades, como Hospital de Urgências de Goiás (Hugo), Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), Hospital Estadual de Itumbiara e Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP). Já as cirurgias eletivas serão reagendadas posteriormente.
Saiba mais
Bombeiros controlam incêndio no Hospital de Aparecida de Goiânia