Goiás leva saúde ocular gratuita a alunos da rede estadual
A Secretaria da Educação de Goiás (Seduc/GO) deu início nesta terça-feira, (04/02), ao Programa Olhar Para Todos. A iniciativa tem como intuito garantir exames de vista gratuitos para mais de 495 mil estudantes da rede pública estadual nos próximos 18 meses.
Os primeiros atendimentos do programa, considerado a maior ação do Centro-Oeste na área de saúde oftalmológica, foram realizados no Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Professor Pedro Gomes, no Setor Campinas, em Goiânia.
Com uma equipe de 24 profissionais e consultórios móveis completos, o programa leva exames oftalmológicos diretamente às escolas. Quando necessário, os estudantes receberão óculos sem custos ou, em casos mais específicos, serão encaminhados para tratamentos clínicos e cirúrgicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Impacto positivo
A gestora do Cepi Professor Pedro Gomes, Ludmyla Rayanne de Sousa Gomes, celebrou a iniciativa, destacando o impacto positivo na aprendizagem dos alunos.
“Essa ação é transformadora. Além de gratuita, oferece óculos aos estudantes que precisam, melhorando o desempenho em sala de aula e a qualidade de vida deles”, afirmou.
A chefe do Núcleo de Segurança e Saúde do Servidor e do Estudante da Seduc/GO, Jaqueline Cornetti, reforçou que a saúde ocular está diretamente ligada ao sucesso escolar.
“Exames realizados nas escolas ajudam a identificar e solucionar problemas que impactam o aprendizado. Isso é um avanço significativo para os nossos alunos”, destacou.
O secretário de Saúde de Goiás, Rasível Santos, também enfatizou a importância do projeto.
“O Olhar para Todos assegura que os estudantes tenham acesso a consultas oftalmológicas e tratamentos necessários, garantindo melhores condições para alcançar bons resultados acadêmicos”, disse.
Olhar para Todos
Embora ainda no início, os alunos já começaram a sentir os benefícios do programa. Isabella Terra, do 3º ano do Ensino Médio, explicou como a ação faz a diferença em sua rotina.
“Com tanta leitura e estudos, nossa visão pode ser prejudicada. Fazer esse exame gratuitamente nos dá mais segurança para cuidar da saúde”, afirmou.
Já Danielly Suzi, do 2º ano do ensino médio, comemorou a oportunidade de prevenção.
“Tenho sensibilidade à luz e agora posso verificar se há algo mais sério. Esse projeto é um cuidado essencial para nós, estudantes”, completou.
Com um investimento de R$ 36 milhões, o Olhar para Todos reforça o compromisso do Governo de Goiás em promover a saúde e a Educação em todo o Estado. Além de identificar problemas oftalmológicos, o programa garante que nenhum estudante fique sem o suporte necessário para enxergar.
Leia mais: