Crescem atendimentos e resolutividade das respostas da Ouvidoria-Geral do Estado
Relatório da Ouvidoria-Geral, apresentado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), aponta que em maio o Sistema de Ouvidoria de Goiás realizou 6.653 atendimentos, o que representa um crescimento de 11% em relação a abril. Considerando os últimos 90 dias, o documento indica que o Sistema de Ouvidorias de Goiás alcançou índice de resolutividade de 65%, o maior índice desde que o sistema foi implementado. O tempo médio de respostas das manifestações é de 7,4 dias, um dos mais rápidos entre as ouvidorias públicas do País.
Nos cinco primeiros meses do ano, foram computados 31.643 atendimentos, com tempo médio de resposta também de 7,4 dias e índice de resolutividade de 63%. As ouvidorias setoriais dos dez órgãos mais demandados nesse período responderam por 70% das manifestações. O mais demandado foi a Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR); seguida de Ipasgo, Detran, Secretaria da Educação, Secretaria de Segurança Pública, Saneago, Secretaria da Saúde, Secretaria da Economia, Secretaria de Administração e Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes.
O superintendente de Participação Cidadã da CGE, Danilo Borges Garcia Carvalho, destaca o aumento da resolutividade em maio, em comparação ao acumulado do ano, o que indica melhores respostas e, consequentemente, aumento da satisfação do cidadão com o atendimento prestado. “Há um aumento da resolutividade nas respostas, resultado da pesquisa que aplicamos com os usuários. As ouvidorias estão conseguindo fazer mais e melhores atendimentos, houve um aumento da qualidade das respostas e, consequentemente, maior satisfação do usuário em ver atendida sua demanda”, afirma.
LAI
Com relação à Lei de Acesso à Informação (LAI), o mês de maio registrou 229 pedidos, número 34% maior que o mês anterior. O tempo médio de respostas para LAI atingiu em maio 11,4 dias, considerado bom, e o índice de resolutividade chegou a 85%.
No acumulado do ano, foram registrados 1.007 pedidos com base na LAI, tendo, como órgãos mais demandados, Seduc, Secretaria de Segurança Pública e Secretaria da Saúde. O tempo de resposta no ano está em 11,5 dias, com um índice de resolutividade de 76%. Os assuntos mais demandados foram relacionados a bem público, serviços públicos, segurança pública e assuntos de servidores públicos, sobretudo gestão de pessoas.
No acumulado de 2021, o destaque dos elogios vai para a Controladoria-Geral do Estado, principalmente no quesito conduta do servidor público. A CGE é seguida por Detran, Seduc, Ipasgo, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria da Saúde, Saneago, Secretaria da Administração, Universidade Estadual de Goiás e Secretaria de Economia. Esses dez órgãos são responsáveis por 89% de todos os elogios registrados pela Ouvidoria-Geral neste ano.
Já no mês de maio, os três mais elogiados foram Detran, Ipasgo e Saneago, o que mostra um “bom retorno ao usuário, que se apresenta satisfeito com os atendimentos realizados”, analisa Danilo Carvalho. Os elogios dizem respeito à conduta do servidor público, atendimento prestado e assuntos relacionados ao trânsito. No acumulado do ano, os três mais elogiados também lideram as reclamações, que são relacionadas a assuntos como plano de saúde, saneamento básico e questões de trânsito.