Governo amplia transparência com portal de informações do setor energético

Governo de Goiás lança página de informações do setor energético no Portal da Transparência (Fotos: Ana Luiza Carvalho)

O Governo de Goiás lançou a página de informações do setor energético do estado no Portal da Transparência.

A iniciativa é fruto da parceria entre Secretaria-Geral de Governo (SGG), Controladoria-Geral do Estado (CGE) e Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) e visa ampliar a transparência e o acesso à informação.

A ferramenta reúne as principais informações de interesse dos cidadãos, permitindo o acesso a dados como:

  • geração e consumo de energia elétrica,
  • produção e consumo de biocombustíveis,
  • indicadores e metas do setor,
  • além de dados detalhados sobre tarifas.

Indicadores de interrupção de energia e um canal para manifestações da população também estão disponíveis no portal.

“O Portal da Transparência do setor energético goiano fornece informações claras e acessíveis sobre a energia no estado, fortalecendo a transparência e o controle social”, destaca o subsecretário de Energia, Telecomunicações e Cidades Inteligentes da SGG, Renato Lyra.

O secretário chefe da CGE, Marcos Tadeu de Andrade, reforça a importância da expansão das informações no Portal da Transparência.

Governo amplia transparência com portal de informações do setor energético
Iniciativa é fruto da parceria entre SGG, CGE e AGR e visa ampliar a transparência e o acesso à informação no Estado (Arte: SGG)

“A energia é o segundo tema, após a implementação de dados sobre transporte coletivo na região metropolitana de Goiânia. Nosso objetivo é contemplar outras políticas públicas e o saneamento é a próxima etapa prevista”, revela.

Para o presidente da AGR, Wagner Oliveira Gomes, os cidadãos terão acesso detalhado sobre as empresas prestadoras desse serviço nos últimos dois anos.

“As distribuidoras como a Chesp e a Equatorial, que estão sob o Plano de Resultados até 2028, poderão ser monitoradas de acordo com os indicadores operacionais. Assim, será possível acompanhar a evolução dos indicadores de disponibilidade de energia, bem como de frequência de interrupção, além de esclarecimentos sobre as faturas”, disse.

Saiba mais

Caiado avança em tratativas para transferir tecnologia de combustíveis renováveis à Índia