Procon autua empresa de transporte rodoviário por mal conservação de veículo
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Após denúncia e fiscalização no Terminal Rodoviário de Goiânia, nesta terça-feira (11/02), o Procon Goiás autuou uma empresa de ônibus por transitar com veículo em más condições de conservação. Durante a ocorrência, fiscais constataram que poltronas estavam sem cintos de segurança. Além disso, o veículo também trafegava com o para-brisa danificado.
O superintendente do Procon Goiás, Marco Palmerston, explica que as empresas de transporte devem realizar a manutenção dos veículos, antes de embarcar os passageiros.
“Elas devem garantir que os ônibus estejam em excelentes condições, realizando vistorias periódicas, avaliando a necessidade de substituição de cintos, para-brisas e outros itens necessários para garantir a segurança de quem está embarcando”, garante.
“Além de ferir o direito à segurança dos consumidores, trafegar sem os itens obrigatórios ou com eles com defeitos é considerado infração de trânsito”, afirma Marco Palmerston, superintendente do Procon Goiás.
Por conta dessas irregularidades, a empresa foi autuada e tem o prazo de 20 dias para prestar esclarecimentos ao Procon Goiás.
Dicas do Procon
O Procon Goiás orienta que os consumidores façam uma pesquisa prévia sobre as empresas antes de comprar passagem, procurando saber sobre a reputação e qualidade do serviço prestado. Uma dica é buscar informações em sites como o Reclame Aqui ou a opinião de outros passageiros.
Caso o ônibus apresente algum problema estrutural, como vidros quebrados, dependências sujas, cintos defeituosos, é importante que o consumidor avise imediatamente a empresa. Se nada for resolvido, guarde o canhoto da passagem, além de todos os comprovantes e documentos que possam embasar um registro de reclamação.
Denúncias
O consumidor que quiser realizar denúncia pode entrar em contato com pelo telefone 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (interior). A reclamação pode ser feita ainda presencialmente ou pelo Procon Web.