Goiás tem 18.400 mortos e 653.161 infectados
A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) informa que há 653.161 casos de coronavírus 2019 (Covid-19) no território goiano. Destes, há o registro de 621.619 pessoas recuperadas e 18.400 óbitos confirmados. No Estado, há 485.068 casos suspeitos em investigação. Já foram descartados 285.761 casos.
Com os 18.400 óbitos confirmados de Covid-19 em Goiás até o momento, significa uma taxa de letalidade de 2,82%. Há 351 óbitos suspeitos em investigação.
Doses aplicadas
Levantamento realizado pela SES-GO apurou que, referente à primeira dose, foram aplicadas 1.935.967 doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o Estado. Em relação à segunda dose, foram vacinadas 684.181 pessoas. Esses dados são preliminares e coletados no site Localiza SUS do Ministério da Saúde.
Conforme pactuado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), as Secretarias Municipais de Saúde devem registrar, de forma obrigatória, as informações sobre as vacinas administradas no módulo Covid-19 do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI Covid-19).
Em relação às vacinas, o Estado já recebeu 3.403.830 doses de imunizantes, sendo 1.408.580 da CoronaVac, 1.721.470 da AstraZeneca e 273.780 da Pfizer.
Painel Covid-19
O boletim com as notificações da SES-GO foi informatizado e realiza o processamento dos dados a partir dos sistemas do Ministério da Saúde (e-SUS VE e Sivep Gripe). Eventuais diferenças são justificadas por ajustes nas fichas de notificação pelos municípios, como por exemplo, a atualização do local de residência da pessoa.
Para conferir os detalhes dos casos e óbitos confirmados, suspeitos e descartados, acesse o painel Covid-19 do Governo de Goiás por meio do link http://covid19.saude.go.gov.br/.
Sobre os dados
Desde as primeiras confirmações de doença pela Covid-19, a SES-GO divulga boletins diários com atualizações sobre os casos confirmados e óbitos. Os números são dinâmicos e passíveis de mudanças após investigação mais detalhada de cada situação. Os boletins são elaborados a partir dos dados inseridos nos sistemas e-SUS VE e SIVEP Gripe, do Ministério da Saúde, pelas diversas instituições de saúde cadastradas no Estado, conforme endereço de residência informado pelos usuários.
Os dados podem ser alterados para mais ou para menos conforme investigação das Vigilâncias Epidemiológicas Municipais e atualização das fichas de notificações pelos municípios nos sistemas oficiais. Diante de eventuais inconsistências nos números, estes serão atualizados a partir das correções feitas pelas cidades nos sistemas de notificação.
O responsável pela notificação deve registrá-la e mantê-la devidamente atualizada nos sistemas oficiais de notificação, desta forma, se cada um fizer corretamente sua parte, a informação é democratizada e disponibilizada a todos em tempo oportuno.