Ala infantil do Cora será entregue neste semestre

Governador em exercício, Daniel Vilela, acompanha a vistoria da ala infantil do Cora, que será referência no tratamento oncológico em Goiás (Foto: Jota Eurípedes, Cristiano Oliveira e Marco Monteiro)

O governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela, visitou, nesta quarta-feira (19/02), em Goiânia, as obras do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), unidade que será um centro de excelência no tratamento do câncer.

Em fase de acabamento interno e instalação de equipamentos, a ala infantil já está 75% concluída e será entregue pelo governador Ronaldo Caiado neste semestre.

Nesta primeira etapa, serão 48 leitos, incluindo seis de unidade de terapia intensiva (UTI) e 13 para transplante de medula óssea. Quando estiver pronto, o hospital terá 148 leitos e ampliará a oferta de tratamentos oncológicos de alta complexidade também para adultos.

Segundo Daniel, o investimento total, que supera R$ 724 milhões, demonstra o compromisso do governador Ronaldo Caiado em oferecer excelência em saúde.

“Todos nós estamos empenhados para que essa obra seja concluída o mais rapidamente possível e ofereça essa medicina especializada”, afirmou.

Leitos do Cora
Ala infantil já está 75% concluída e será entregue pelo governador Ronaldo Caiado neste semestre (Foto: Jota Eurípedes, Cristiano Oliveira e Marco Monteiro)

Cora

A obra, inspirada no modelo do Hospital de Amor de Barretos (SP), prevê R$ 192,7 milhões aplicados nesta primeira fase. O hospital será administrado pela Fundação Pio XII e inclui uma estrutura diferenciada.

“Na ala de transplante, uma criança não pode sair em razão da baixa imunidade, e a Cora terá algo que pouquíssimos hospitais no país têm: o leito infantil conjugado com uma suíte, o que vai garantir conforto para toda a família”, explicou Daniel.

O secretário de Estado da Infraestrutura de Goiás, Pedro Sales, ressaltou que, além da finalização do prédio, estão em andamento a instalação dos equipamentos e a preparação das equipes médicas.

“Enquanto isso, vamos concluir o aspecto rodoviário de acesso, com uma faixa extra na BR-153”, pontuou.

Também presente na vistoria, o secretário adjunto de Saúde, Sérgio Vencio, reforçou que o hospital terá todos os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).