Missão à Serra Gaúcha rende projeto para a retomada do turismo das Águas Quentes

Comitiva goiana vai ao Rio Grande do Sul em busca das melhores práticas para incrementar o Turismo Inteligente na Região das Águas Quentes (Foto: Goiás Turismo)

Uma visita técnica com o objetivo de conhecer as boas práticas turísticas das cidades de Gramado e Canela, na Serra Gaúcha, para saber o que pode ser aplicado para melhorar o turismo na Região das Águas Quentes, foi encerrada nesta sexta-feira (18/06). Fizeram parte da caravana goiana que participou da missão ao Rio Grande do Sul desde segunda-feira (14/06), o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral; a prefeita de Rio Quente, Ana Paula Lima de Oliveira, e o secretário de Turismo do município, Romero Machado; o secretário de Turismo de Caldas Novas, Maurício Iles, e o vereador Saulo Inácio; além de empresários dos dois municípios; Fernanda Amorim, coordenadora do Ministério do Turismo; e Fernanda Lobato, técnica do Sebrae.  

Os integrantes da missão foram ver de perto os modelos de gestão de Gramado e Canela, que são exemplos por terem criado eventos que atraem turistas o ano todo, sem baixa temporada. Os goianos buscaram entender a integração das duas cidades e observar as melhores práticas de governança, cooperativismo e associativismo. Eles também se reuniram com representantes do setor público e da iniciativa privada do Turismo gaúcho e visitaram empreendimentos das áreas de gastronomia, entretenimento e equipamentos turísticos que trabalham com inovação e experiências, alternativas de turismo rural e turismo de aventura, em visitas técnicas guiadas nos atrativos.  

De acordo com Fabrício Amaral, o objetivo da missão, além do Turismo Inteligente, é atrair novos investimentos para as cidades goianas. A comitiva volta entusiasmada com a troca de experiências e a oportunidade de conhecer todo o processo de incremento do Turismo na região, desde a criação e o passo a passo até chegar onde está hoje. Os goianos destacaram o benchmarking realizado e disseram que as visitas técnicas foram bastante satisfatórias. 

Eles adiantaram que a apresentação dos resultados está programada para a próxima semana. Eles anunciaram, ainda, uma reunião para traçar um plano de ação das cidades da Região das Águas Quentes, com todos os participantes da viagem, para definir diretrizes tendo em vista a primeira atividade planejada. Trata-se de um projeto para o Natal deste ano, para movimentar a retomada do Turismo na região.