UPR de Alto Paraíso revitaliza local com mão de obra carcerária

As ações incluem cultivo de hortaliças, construção de parlatório e fossas ecológicas. Todas as atividades empregaram mão-de-obra carcerária (Foto: Polícia Penal-GO)

A Unidade Prisional Regional (UPR) de Alto Paraíso concluiu importantes ações de construção e revitalização em benefício da estrutura do estabelecimento penitenciário local. As ações na unidade incluíram a implantação de uma horta, a construção de dois parlatórios e também de uma fossa ecológica. Para a conclusão das obras, a direção do presídio realizou parcerias com o Poder Judiciário local e o Conselho de Segurança da Comunidade.

Horta
O cultivo da horta teve início em junho de 2020. Neste espaço são produzidos alimentos como alface, cebolinha, rúcula, couve, cheiro verde, pimenta e hortelã. A manutenção do plantio é realizada por 10 detentos da unidade, que trabalham em regime de rodízio. A horta tem um função importante pois, do total de alimentos produzidos, 20% é doado a entidades públicas e escolas, 40% é utilizado para reforço da alimentação na unidade e 40% é comercializado; os recursos resultantes da venda são empregados em melhorias no presídio.

Parlatórios
Duas novas instalações foram concluídas no presídio, com o objetivo de melhorar as condições de comunicação durante atendimentos de advogados e visitas sociais. As obras contaram com mão-de-obra carcerária de 10 custodiados que cumprem pena na unidade. Assim como na horta, os presos também trabalharam em regime de rodízio. Os parlatórios foram construídos com recursos advindos da venda dos cultivos da horta (85%) e também do Conselho de Segurança da Comunidade (15%). Além disso, a Polícia Penal do Estado de Goiás forneceu itens como computadores e interfones, bem como os serviços de operacionalização nos parlatórios.

Fossa ecológica
A cavidade subterrânea existe na unidade desde setembro de 2020 e contribuiu para uma maior organização e higienização no presídio. Para a perfuração, foi empregado o trabalho de 40 detentos da unidade, também em rodízio. Antes do início da obra, que teve recursos do Ministério Público da comarca local, os presos passaram por uma capacitação para realizarem o serviço.

As ações desenvolvidas pela unidade, pertencente à 8ª Coordenação Regional Prisional da Polícia Penal do Estado de Goiás, correspondem à política de reintegração social defendida pela instituição. As atividades desempenhadas também seguem as medidas determinadas pelo Governo de Goiás, em consonância com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, no que diz respeito à administração penitenciária.