Forças de segurança recuperam carga de soja roubada em ação integrada

O motorista, responsável pelo transporte, teria sido aliciado por uma associação criminosa, com o intuito de desviar o carregamento. O crime acontece por meio de estelionato (Foto: Divulgação)

As forças de segurança pública de Goiás recuperaram, nesta terça-feira (9/03), uma carga de soja que havia sido roubada. A ação integrada foi realizada em Hidrolândia, região metropolitana de Goiânia, e contou com a participação das Polícias Militar (PMGO), Civil (PCGO), Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Dois homens foram presos em flagrante durante a operação, suspeitos de participação no crime.

As equipes conseguiram chegar até o carregamento, após o compartilhamento de informações entre as forças policiais. De acordo com o delegado Alexandre Bruno de Barros, titular da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (Decar), o motorista, responsável pelo transporte, teria sido aliciado por uma associação criminosa, com o intuito de desviar o carregamento. O crime acontece por meio de estelionato.

“Nesses casos, o motorista é contratado por uma organização criminosa e utiliza uma plataforma de frete. O transportador então vai até quem o contratou, tem a sua documentação liberada, faz o carregamento nos armazéns para entregar em determinado lugar. No meio do caminho, ele desvia essa carga e entrega para quem o contratou, da organização criminosa”, informou.

Com a suspeita, as equipes policiais deram início à ação, aguardando a entrega do carregamento de soja, em Monte Alegre de Minas (MG). O condutor foi abordado no momento em que retornava ao município goiano de Hidrolândia. “Ele acabou confessando onde tinha deixado essa carga e foi preso”, pontuou o delegado. Além da carga, o caminhão usado para o transporte e uma carreta também foram apreendidos.

Ainda segundo o titular da Decar, o homem já era investigado pelo mesmo crime, praticado em Goiás e outras vezes em Minas Gerais, trazendo prejuízo milionário às vítimas. “Estima-se que o prejuízo causado por ele, nesses blocos que ele ofertou, ultrapassa R$ 1,5 milhão. Agora ele está fora de circulação, em razão do trabalho da força tarefa”, ressaltou. Ao final, a carga foi restituída aos proprietários.

Além da especializada, participaram da operação policiais civis da Delegacia de Hidrolândia e policiais militares do Comando de Policiamento Especializado (CPE) de Aparecida de Goiânia, que integra o 2° Comando Regional da PMGO.