Edital de Mobilidade Acadêmica Virtual da Abruem está com inscrições abertas

A UEG oferta 100 vagas para mobilidade acadêmica no edital. Os discentes da UEG podem concorrer a qualquer uma das vagas ofertadas pelas outras universidades participantes (Foto: Secom-GO)

A Câmara de EaD da Associação Brasileira das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) publicou na última terça-feira, 9, o edital de Mobilidade Acadêmica Virtual de 2021. O período de inscrição será de 9 a 24 de março. Estão sendo ofertadas mais de 2 mil vagas em quase 240 disciplinas das mais variadas áreas do conhecimento. Ao todo, 14 universidades filiadas à Abruem ofertam vagas no edital.

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) é uma das afiliadas da Abruem e está ofertando 100 vagas para mobilidade acadêmica no edital. Os discentes da UEG podem concorrer a qualquer uma das vagas ofertadas pelas outras universidades participantes.

Clique AQUI para acessar o edital.

Podem participar estudantes de graduação das 46 universidades vinculadas à Associação. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio de links e emails das Instituições de Ensino Superior (IES) ofertantes das vagas.

Para candidatar-se ao Programa de Mobilidade Acadêmica Virtual, o candidato deverá estar regularmente matriculado no ano letivo de 2021 (ou equivalente) e ter concluído 20% da carga horária total do seu curso de graduação. O discente também deverá estar apto a iniciar as atividades acadêmicas da mobilidade no ano de 2021, conforme declaração expressa pela coordenação de seu curso de graduação.

O objetivo do edital é promover aos discentes da universidades filiadas à Abruem enriquecimento curricular e oportunidades de conhecerem metodologias diferentes das da sua IES. Além disso, a mobilidade acadêmica virtual também proporciona possibilidades de o aluno cursar atividades complementares e de integralizar o seu currículo acadêmico.

Como se inscrever

Para se inscrever, o estudante deve preencher a ficha de inscrição que consta do Apêndice B do edital de Mobilidade Acadêmica Virtual e solicitar autorização da coordenação de seu curso de graduação para a participação no edital. Após a anuência do coordenador, o discente deve realizar a inscrição pelo link ou pelo email disponibilizado pela instituição escolhida (todos os links e emails estão no edital).

Cabe a cada uma das IES ofertantes de vagas analisar as inscrições e encaminhar ao discente, com cópia ao coordenador de EaD da instituição do candidato, Declaração de Aceite ou de Recusa. Caso o estudante seja aceito, também serão encaminhadas orientações quanto aos procedimentos de matrícula e sobre o início das aulas referentes à mobilidade.

Todos os documentos necessários para a inscrição constam no edital. Dúvidas podem ser enviadas para abruem.mobilidade@gmail.com.

O prazo previsto para análise das inscrições é até 30 de março e as declarações de aceite ou recusa devem ser encaminhadas até o próximo dia 31. O início das aulas se dará conforme calendário acadêmico de cada uma das universidades ofertantes de vagas.

Confira as vagas de cada uma das IES AQUI.

Edital de Mobilidade Acadêmica Virtual da Abruem

Data de inscrição: de 9 a 24 de março
Onde se inscrever: links e emails para inscrição constam no EDITAL
Quem pode participar: estudantes de graduação de IES filiadas à Abruem que já integralizaram 20% da grade curricular de seus cursos