Caiado é contra projeto de lei que pode aumentar o custo da energia no Brasil

Governador Ronaldo Caiado foi às redes sociais para se posicionar de forma contrária ao projeto de lei que pode aumentar custo da conta de energia elétrica no país (Foto: Secom-GO)

O governador Ronaldo Caiado se posicionou de forma veemente contra o projeto de lei 6234/2019, pautado para votação nesta quarta-feira (23/04) na Câmara dos Deputados.

A proposta prevê a cobrança de Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) na transferência de bens reversíveis entre empresas geradoras de energia elétrica ao fim das concessões – medida que, segundo entidades do setor, pode encarecer a tarifa de energia para os consumidores em todo o país.

“É um absurdo querer cobrar ITBI na transferência de bens que continuam sendo da União após o fim das concessões. Isso é confisco disfarçado e ameaça a segurança jurídica do setor elétrico”, afirmou Caiado em publicação nas redes sociais.

O governador classificou o projeto como inconstitucional e alertou para os riscos de aumento no custo da energia e fuga de investimentos no setor.

Caiado também fez um apelo direto aos deputados federais goianos para que votem contra a proposta.

“Faço um apelo aos deputados federais de Goiás: não compactuem com esse erro. Votem contra esse retrocesso”, escreveu.

A proposta, de autoria do deputado Glaustin Fokus (Podemos-GO), tem apoio de prefeitos e representantes municipais, já que a cobrança do ITBI e o registro cartorial obrigatórios aumentariam a arrecadação dos municípios. No entanto, especialistas e representantes da indústria têm criticado a medida.

A presidente da Associação Brasileira de Geradores de Energia Elétrica (Abrage), Marisete Dadald, afirmou que a cobrança é inconstitucional, já que os imóveis continuam sendo propriedade da União. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) também alertou que o projeto pode gerar desequilíbrios econômico-financeiros nos contratos de concessão.

Saiba mais

Em Brasília, Caiado cobra avanços na geração e transmissão de energia elétrica para o desenvolvimento do estado