Goiás apoia Vacinação nas Américas e Mundial de Imunização

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) participa da 23ª Semana de Vacinação nas Américas e da 14ª Semana Mundial de Imunização, promovidas pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), até o próximo dia 3 de maio.
A campanha deste ano está alinhada à Iniciativa de Eliminação de Doenças, que quer acelerar a eliminação de mais de 30 doenças transmissíveis e condições relacionadas até 2030.
Entre as doenças, 11 podem ser evitadas por meio da vacinação, como Hepatite B, câncer de colo de útero e meningite bacteriana.
“Para atingir as metas estabelecidas, é essencial manter altas coberturas vacinais, fortalecer os sistemas de vigilância epidemiológica e reforçar o compromisso coletivo com a imunização”, avalia a subsecretária de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim.
Vacinação
Uma das estratégias destacadas para ampliar o acesso à imunização está a promoção da vacinação nas escolas, com o tema Ampliar a Vacinação, Promover Saúde, Cultura de Paz e Participação Social nas Escolas e nos Territórios. A iniciativa busca envolver toda a comunidade escolar e os territórios na conscientização sobre a importância das vacinas para a proteção coletiva.
“Reforçamos o chamado à população para que atualize as cadernetas de vacinação e contribua para um estado mais saudável e protegido”, conclama a gerente de imunização da SES, Joice Dorneles.
Quatro doenças foram eliminadas nas Américas com doses de vacinação: poliomielite (1994), rubéola congênita (2015), sarampo (2016) e tétano neonatal (2017).
Vacina contra o HPV
Ampliação temporária do público em Goiás até 30 de junho.
Adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não tenham se vacinado também poderão tomar o imunizante.
Público-alvo da vacinação: para prevenção do câncer do colo de útero, outros cânceres, como o de pênis, anus e garganta, além das verrugas genitais, o ideal é que a vacina seja administrada antes do contato sexual. Por isso, a recomendação é que seja oferecida na faixa etária de 9 a 14 anos.
Vacina contra a gripe
O Estado de Goiás tem mais de 900 salas de vacinação que oferecem o imunizante para o público-alvo:
Crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses
Pessoas acima de 60 anos
Gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz até 45 dias)
Portadores de doenças crônicas não transmissíveis
Povos indígenas
Trabalhadores da Saúde
População privada de liberdade e funcionários do Sistema Prisional
Professores das redes públicas e privadas
Membros das forças armadas e de segurança e salvamento
Trabalhadores dos Correios, portuários de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso e caminhoneiros
Materiais
Os materiais da campanha, incluindo cartazes e orientações, estão disponíveis no site oficial da Opas.
Ouça a matéria
Goiás apoia Semanas de Vacinação nas Américas e Mundial de Imunização
Download