Pacientes do Hugol recebem visita de cães terapêuticos

A presença dos cães trouxe conforto e alegria aos pacientes do Hugol (Foto: Bruna Ferreira)

Na tarde desta segunda-feira (28/04), pacientes internados no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) receberam uma visita muito especial. Quatro cães terapêuticos do Instituto CURAA arrancaram sorrisos de pacientes e colaboradores do Hugol.

O instituto realiza visitas programadas como forma de terapia.

O Centro Universal de Referência em Assistência Animal (CURAA) é uma associação sem fins lucrativos, especialista em terapia assistida por animais. A Terapia Assistida por Animais é uma prática que traz inúmeros benefícios para os pacientes como o alívio do estresse e da ansiedade, a distração positiva, o estímulo emocional e mental, interação social e comunicação, além da melhora do ambiente hospitalar.

De acordo com a supervisora de Experiência do Paciente, Renata Porto, a presença dos cães trouxe conforto e alegria aos pacientes.

“Ações como essa transformam a experiência hospitalar em um momento mais humano, acolhedor e feliz. Para os colaboradores foi também uma oportunidade de renovar a motivação e fortalecer o compromisso com o cuidado, criando um ambiente de bem-estar para todos”, afirmou.

Para a fundadora do projeto, Elaine Bezerra, a ação faz bem tanto para os voluntários quanto para os pacientes.

“O Instituto CURAA consegue levar um pouco de alegria para todos que recebem a visita dos cães, é um momento de transformação. O paciente mudo o foco, ou seja, ele esquece um pouco da doença, da dor, do lugar e transforma isso em um momento de grande alegria”, conta.

Pacientes do Hugol recebem visita de cães terapêuticos do Instituto CURAA
Terapia Assistida por Animais traz alívio do estresse e da ansiedade, distração positiva, estímulo emocional e mental e outros benefícios (Foto: Bruna Ferreira)

Saiba mais

Ensaio fotográfico com bebês celebra Páscoa no Hospital de Luziânia

Hospital de Águas Lindas implanta cirurgias por videolaparoscopia