Saúde: o que abre e fecha no feriado prolongado do Dia do Trabalhador

As unidades da Secretaria da Saúde de Goiás (SES) funcionarão em regime de plantão para atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no feriado de quinta-feira (1º/05), em que é celebrado o Dia do Trabalhador, e no ponto facultativo de sexta-feira (2/5).
Os setores administrativos estarão fechados, retornando à normalidade, com todas as áreas das unidades, na segunda-feira (05/05), com uma ou outra exceção.
Em Goiânia, o regime de plantão será mantido nos Hospitais Estaduais da Mulher (Hemu), de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), da Criança e do Adolescente (Hecad), Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo).

Ainda no Hugol, os exames agendados, o atendimento ambulatorial e as atividades administrativas retornarão à normalidade na sexta-feira (02/05). Banco de Sangue da unidade também retoma o atendimento na sexta-feira, das 7 horas às 18 horas e 30 minutos.
No Hemu, o Banco de Leite Humano (BLH) fecha no dia 1º, mas funciona na sexta-feira (02/05), a partir das 8 horas. No HDT, o ambulatório e a farmácia ambulatorial funcionarão na sexta-feira, das 7 horas às 12 horas.
O Hecad suspenderá os exames agendados, o atendimento ambulatorial e as atividades administrativas no dia 1º. Exames e atendimentos ambulatoriais previstos para sexta-feira (02/05) foram remanejados.
As unidades da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo) em Goiânia e no interior vão fechar no dia 1º. No dia 2, sexta-feira, o funcionamento é das 8 horas às 18 horas para doadores e das 7 horas às 19 horas para pacientes, em Goiânia, no Hemocentro Coordenador.
As unidades do interior estarão abertas no dia 2, das 8 horas às 18 horas, para doadores.
Também em Goiânia, o Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG) estará fechado no dia 1º. No dia 2, não haverá expediente no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA), no Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (Ceado) e no Centro de Serviços Especializados (Cesep) da unidade.
O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) vai suspender o atendimento ambulatorial de consultas e terapias no dia 1º, retornando à normalidade no dia 2 de maio.
Região Metropolitana e interior
Na Região Metropolitana de Goiânia, os Hospitais Estaduais de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hetrin) e de Urgências de Aparecida de Goiânia (Heapa) seguem de plantão na urgência e emergência no feriadão, da mesma forma que as unidades do interior.
É o caso dos Hospitais Estaduais de Águas Lindas de Goiás Ronaldo Ramos Caiado Filho (Heal); de Luziânia (HEL); do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu; de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (Heja); de Jataí (HEJ); de Itumbiara (HEI); de Anápolis (Heana); Ernestina Lopes Jaime (Heelj), em Pirenópolis; de São Luís de Montes Belos (HESLMB) e de Formosa (HEF), que, neste caso, retoma a normalidade na sexta-feira (02/05).
Ainda no interior, as Policlínicas Estaduais das Regiões do Entorno (Formosa) e do Nordeste (Posse) mantêm o serviço de hemodiálise, retornando à normalidade no dia 2 de maio. As da Região Oeste (São Luís de Montes Belos) e São Patrício (Goianésia) e Rio Vermelho (Goiás) suspendem o atendimento no dia 1º de maio.
O Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO) funcionará em regime de plantão, das 8 às 16 horas, no feriado prolongado, retornando à normalidade na segunda-feira (05/05). O Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac JB) não atenderá nos dias de feriado e ponto facultativo. Todos retomam a normalidade na segunda-feira, 5 de maio.
Saiba mais
Pacientes do Hugol recebem visita de cães terapêuticos
Saúde reforça importância da vacinação e do diagnóstico precoce da meningite