Semana do Meio Ambiente será nos dias 4 e 5 de junho

Serão premiados os municípios goianos que investiram em ações de gestão e proteção ambiental (Foto: Semad)

Nos dias 4 e 5 de junho, a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) realizará a Semana do Meio Ambiente de 2025. A programação inclui apresentações culturais goianas, desfile de moda sustentável, entrega de prêmios e seminário acadêmico. 

Nesta edição, o evento será na casa de eventos Memoratto, em Goiânia, e tem como tema “Conciliando Pessoas e Natureza”. O evento busca complementar e ampliar os debates e reflexões sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, bem como conscientizar a sociedade sobre a preservação dos recursos naturais e a necessidade de ações para um futuro mais sustentável.  

Meio Ambiente

A cerimônia de abertura, na manhã do dia 4 de junho, haverá execução do hino nacional e a apresentação de violeiros goianos. Na sequência, será entregue o prêmio em dinheiro para proprietários rurais contemplados pelo Cerrado em Pé, Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) que remunera produtores que conservam vegetação nativa.

Também serão premiados os municípios goianos que investiram em ações de gestão e proteção ambiental, conservação da biodiversidade e melhorias do saneamento e resíduos. Os feitos foram monitorados por uma ferramenta nomeada de Índice de Sustentabilidade Municipal.

O evento continua a partir das 19 horas, quando será realizado o primeiro baile sustentável da Semad. Autoridades e servidores públicos assistirão a um desfile de moda com peças sustentáveis, desenvolvidas por estudantes de moda do Senac e da Universidade Salgado de Oliveira (Universo).

Durante o baile, também será entregue o Prêmio Goiás Sustentável, que reconhece práticas que melhoram a vida da população. Quem ainda não se inscreveu para essa premiação tem até o dia 14 de maio, quando termina o prazo. 

Ao todo, sete categorias do Goiás Sustentável são premiadas: Inovação; Ciências e Educação, Sociobiodiversidade, Atividade produtiva sustentável, Políticas públicas, Impacto social e Comunicação, Ações pelo clima. 

No dia 5 de junho será realizado um seminário com apresentação de trabalho de pesquisa na área ambiental. Além disso, ocorrerá uma reunião para discutir ações que devem ser levadas para a Cop30, em Belém.