Agrodefesa leva orientações sanitárias à 78ª Exposição Agropecuária

Ao lado de outras pastas do Governo de Goiás, Agrodefesa vai ocupar estande institucional, oferecendo informações e orientações ao público, por meio de educação sanitária, sobre temas ligados à sanidade animal, vegetal, inspeção de produtos de origem animal e fiscalização agropecuária (Foto: Wesley Costa)

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) estará presente na 78ª Exposição Agropecuária de Goiás, que será realizada de 15 a 25 de maio, no Parque de Exposição Agropecuária Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

Ao lado de outras pastas do Governo de Goiás, como Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa Goiás), a Agrodefesa vai ocupar um estande institucional, oferecendo informações e orientações ao público, por meio de educação sanitária, sobre temas ligados à sanidade animal, vegetal, inspeção de produtos de origem animal e fiscalização agropecuária.

Entre os destaques está a divulgação da campanha de vacinação contra a raiva dos herbívoros, que segue até o dia 15 de junho nos 119 municípios considerados de alto risco. Nesta etapa, devem ser vacinados bovinos, bubalinos, equídeos, caprinos e ovinos de todas as idades.

A Agência também vai reforçar a importância da declaração obrigatória de rebanho, que segue até 30 de junho e deve ser feita exclusivamente pelo sistema Sidago, com login do produtor rural. Outro eixo do trabalho será a conscientização sobre a comercialização regular de mudas, sementes e plantas ornamentais.

Fiscais estaduais agropecuários da Agrodefesa estarão no estande para explicar ao público os riscos da introdução de pragas exóticas no Estado e as exigências legais para a venda desses materiais, que só pode ser feita por produtores ou comerciantes cadastrados no Renasem, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

“O nosso papel é informar e orientar, de forma clara e acessível, produtores, gestores municipais, empreendedores e a população sobre como contribuir para uma agropecuária mais segura e saudável. A Exposição é uma excelente vitrine para isso”, afirma o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos.

Incentivo à inspeção e à formalização da produção familiar

A Agrodefesa também levará à feira uma amostra da produção goiana que já atua com o Selo Arte e o Serviço de Inspeção Estadual (SIE), por meio da exposição e comercialização de produtos certificados oriundos da agricultura familiar e de agroindústrias artesanais.

A ideia é valorizar esses produtos e incentivar a implantação de serviços de inspeção nos municípios goianos.

“A participação da Agrodefesa na pecuária é uma oportunidade de fortalecer a conscientização sobre a importância da inspeção, seja municipal, estadual ou federal. Produtos inspecionados garantem mais segurança para o consumidor, valorizam o trabalho do produtor e fortalecem a economia local”, ressalta Paulo Viana, gerente de Inspeção da Agência.

Como parte dessa mobilização, a Agência participa, no dia 21 de maio, da Caravana do SIM, com palestras, rodas de conversa e apresentação de experiências bem-sucedidas na implantação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) em Goiás. A programação será realizada em parceria com instituições como Seapa, Mapa, Sebrae, Senar, Senai, Emater e Sistema OCB/GO.

Para a gerente de Educação Sanitária da Agrodefesa, Telma Gonzaga, o foco é fomentar a formalização da produção, especialmente nos municípios que ainda não implantaram o SIM.

“É preciso avançar na adoção de políticas públicas que garantam a legalização e a qualidade dos produtos de origem animal. Quando o município implementa o SIM, ele amplia o acesso ao mercado, gera mais renda e contribui com a saúde pública e a economia regional”, afirma.

Durante toda a Exposição, técnicos e fiscais da Agrodefesa estarão à disposição para orientar o público, tirar dúvidas e distribuir materiais educativos. A ação integra ações de educação sanitária da Agência, que busca aproximar a população da defesa agropecuária, promovendo conhecimento, segurança alimentar e desenvolvimento sustentável.

A Exposição Agropecuária de Goiás deve atrair mais de 500 mil visitantes ao longo de 11 dias de programação. A entrada é gratuita, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, e a realização é da Sociedade Goiana de Agricultura e Pecuária (SGPA).

Saiba mais

Agrodefesa monitora mosca-branca e viroses do feijoeiro

Agrodefesa alerta produtores para risco de raiva dos herbívoros

Agrodefesa assegura qualidade fitossanitária das frutas goianas para exportação