Orquestra Filarmônica de Goiás traz Alexander Hueshoff para concerto em Goiânia

A Orquestra Filarmônica de Goiás irá celebrar as obras de três grandes compositores russos em seu próximo concerto. Para a noite da próxima quinta-feira (15/5), foram escolhidas peças musicais compostas por Mily Balakirev, Sergei Prokofiev e Piotr Ilitch Tchaikovsky.
A apresentação, sob a regência do maestro Neil Thomson, será às 20 horas, no Teatro Sesi, e terá como solista o violoncelista Alexander Hueshoff. A entrada para o sétimo concerto da temporada Pioneiros é gratuita, por ordem de chegada e sem a retirada antecipada de ingressos.
Para ambientar o público com a estilística russa, a filarmônica contará com a ajuda de Balakirev, com a sua colorida e imaginativa peça musical Abertura sobre três temas russos. Reconhecido por sua maestria e perfeccionismo durante a composição, a execução da obra promete levantar a plateia já nos primeiros acordes.
A mesma vibração poderá ser sentida com a Sinfonia Concertante, de Sergei Prokofiev, que é marcada por timbre inovador, criatividade melódica e certa aspereza harmônica, características que colocam o compositor à frente do seu tempo. Esta execução vai contar com a apresentação solo de Alexander Hueshoff. O músico alemão consolidou-se como solista e músico de câmara em palcos de concertos em todo o mundo.
Além disso, é diretor artístico das mais importantes instituições de música da região onde habita e preside o Festival de Música de Câmara Kloster Kamp. Seus CDs comprovam a amplitude de sua gama musical, incluindo obras de Brahms, Beethoven, Schubert, Shostakovich, Bloch, Servais e outros. As gravações foram publicadas pela Novalis, Naxos, Musicaphon, Brillant, VDM Musical Treasures e Oehms Classics.
E para fechar a noite, a melancolia de Tchaikovsky poderá ser sentida por meio da Sinfonia Nº 6, composição que apresenta um estado de espírito do autor que não podia ser expressa em palavras. Curiosamente, a peça foi concluída poucos dias antes da sua morte em 1893.
Homenagem
A temporada de 2025, Pioneiros, faz uma homenagem aos grandes nomes da música de concerto nacional e internacional, trazendo para os palcos goianos melodias que encantam e emocionam. Os concertos gratuitos são um convite para celebrar obras-primas, como explica o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.
“Na Temporada 2025, a Filarmônica de Goiás mais uma vez nos presenteia com uma seleção de peças que marcaram a história da música clássica ao redor do globo, além de simbolizar o espírito inovador e aventureiro que nos impulsiona”, avalia.
Orquestra Filarmônica de Goiás
Reconhecida internacionalmente como um dos melhores grupos orquestrais da América Latina, a Orquestra Filarmônica de Goiás recebeu elogios da revista inglesa Gramophone, uma das mais prestigiadas publicações de música clássica do mundo.
O grupo é vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), por meio da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 2021.
Serviço
Assunto: Concerto da temporada “Pioneiros” da Orquestra Filarmônica de Goiás
Quando: Quinta-feira (15/5), às 20h
Onde: Teatro Sesi – Avenida João Leite, nº 1013, Santa Genoveva – Goiânia (GO)
Entrada Gratuita