É celebrado neste sábado o Dia Nacional pela Educação sem Violência

Amanhã é o dia estadual de enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes (Foto: arquivo/Agência Brasil)

O Disque 100 registrou em 2020 o maior número de denúncias de violência contra crianças e adolescentes desde 2013, de acordo com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Foram 95,2 mil casos registrados, 67% deles praticados em casa e 59% pelos pais da vítima. O dado confirma o aumento da violência doméstica contra essa parcela da população durante a pandemia de Covid-19.

Nesse contexto, a Rede Não Bata, Eduque lança neste sábado a campanha 26 de Junho – Dia Nacional pela Educação sem Violência, que marca o sétimo aniversário da  Lei Menino Bernardo. Em Goiânia, será realizada amanhã, das 19 às 22 horas, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, uma série de projeções com mensagens da campanha.

Inteiramente on-line, a quarta edição da campanha abordará o tema Afeto, respeito, limites. Por uma casa segura, livre de violências em materiais informativos e eventos. Cards e podcasts trazem dados e a palavra de famílias e especialistas sobre a relação entre crianças, adolescentes e adultos durante o período de isolamento social.

Articulação goiana

Em Goiás, o 26 de junho foi escolhido como Dia Estadual de Enfrentamento às Violências Físicas e Psicológicas contra Crianças e Adolescentes, data que dá início à Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim dos Castigos Físicos e Psicológicos contra Crianças e Adolescentes, que é realizada anualmente entre os dias 26 de junho a 11 de julho.

A partir de uma articulação entre a Rede Não Bata, Eduque com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), foi elaborada  uma programação intersetorial com uma série de atividades que serão realizadas ao longo dos 16 dias de ativismo.

A Rede Não Bata, Eduque é  um movimento social nacional que atua desde 2006 pela prevenção do uso dos castigos físicos e humilhantes sob o pretexto de educar crianças e adolescentes. Foi responsável por encaminhar e incentivar a tramitação do projeto original da Lei Menino Bernardo, que proíbe a prática em ambiente doméstico e escolar, abrigos e outros espaços de convivência infantojuvenis.

Vale destacar que o Brasil é um dos 62 países no mundo a contar com um marco legal que defenda crianças e adolescentes desse tipo de violência.

Serviço:

Projeção mapeada das mensagens da campanha 26 de Junho – Dia Nacional pela Educação sem Violência

Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer (Av. Dep. Jamel Cecílio, Km 01 – Chácaras Alto da Glória)

Data: sábado, 26 de junho

Horário: 19 às 22 horas.