Saúde apoia ampliação do Consórcio Intermunicipal do Samu

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) deu mais um passo importante para organizar a Rede de Urgência e Emergência (RUE) no Estado. Na manhã desta quinta-feira (22/05), foi realizada, na sede da Escola de Saúde de Goiás, uma reunião com os gestores dos 60 municípios para debater a ampliação do Consórcio Intermunicipal para o Gerenciamento do Samu 192 na Macrorregião Centro-Norte (Cisceno).
O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos, destacou que a estruturação do Cisceno visa garantir o pleno funcionamento do Samu a partir da cooperação mútua entre os municípios que compõem a Macrorregião Centro-Norte.
Essa estratégia, conforme o secretário, é fundamental para que o paciente seja removido no menor tempo possível para o local mais adequado ao seu atendimento, respeitando os protocolos de urgência.
“Isso salva vidas”, reforçou.
Estudo técnico
Criado em janeiro deste ano, o Cisceno já conta com a adesão inicial de cinco municípios – Jaraguá, Campo Limpo, Nova América, Porangatu e Mara Rosa – e agora está em fase de expansão. A expectativa é que todos os 60 municípios da macrorregião passem a fazer parte da iniciativa.
A superintendente de Regionalização da SES-GO, Érika Lopes Rocha Batista, destacou que a reunião teve como foco principal incentivar a ampliação e o fortalecimento do consórcio. Segundo ela, a SES-GO realizou um estudo técnico detalhado, mapeando as necessidades dos municípios e definindo a estrutura necessária para garantir um tempo de resposta adequado aos atendimentos.
Ao todo, a Macrorregião Centro-Norte contará com 41 Unidades de Suporte Básico e 10 de Suporte Avançado, o que representa ampliação da frota atual.
“As bases foram distribuídas estrategicamente para cobrir todo o território da macrorregião, evitando qualquer vazio assistencial”, ressaltou.
Além da implementação do Consórcio Intermunicipal para o Gerenciamento do Samu, a RUE prevê a estruturação de uma rede de apoio para a assistência qualificada em urgência e emergência. Rasível Santos explicou que nesta rede estão incluídos hospitais gerais e hospitais especializados.
“Com a efetivação completa da RUE vamos garantir a assistência célere e de excelência e diminuir consideravelmente as mortes evitáveis”, acentuou.
Saiba mais
Ipasgo Saúde: prazo para pagamento de coparticipações se estende até dia 30
Ouvidorias de Saúde de 73 municípios recebem computadores
Prefeitos da macrorregião Centro-Norte formalizam consórcio para gerenciar SAMU