Parceria com municípios inicia transformação digital dos serviços públicos

Evento nesta terça-feira (10/6) marcou início dos trabalhos do projeto Prefeitura Sem Papel em Bela Vista de Goiás: iniciativa proporciona modernização de processos (Fotos: Secti)

O Governo de Goiás iniciou nesta terça-feira (10/06) os trabalhos de transformação digital dos municípios goianos com a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na Prefeitura de Bela Vista de Goiás.

A cidade da região metropolitana de Goiânia foi a primeira a aderir ao projeto Prefeitura Sem Papel, iniciativa coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com as secretarias de Administração (Sead) e de Governo (SGG), e que visa modernizar os processos e trâmites administrativos nas cidades do estado.

O objetivo do projeto, que é apenas uma das iniciativas do programa e-GoiásTransformação Digital dos Municípios, é promover uma gestão mais eficiente, econômica, sustentável e acessível por meio da tecnologia em todas as 246 cidades do estado.

“Goiás já é o estado com maior número de serviços públicos digitais do país e, agora, damos um passo maior ao oferecer serviços digitais para o cidadão também nas cidades. Pode ser na saúde, com um prontuário digital; na educação, com a matrícula digital. Vamos mostrar que o governo pode inovar e que podemos gerar bons resultados, mudando a vida das pessoas”, pontuou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.

Governo de Goiás firma parceria inédita com municípios para transformação digital dos serviços públicos
Iniciativa faz parte do esforço do Governo de Goiás de alcançar cinco municípios-piloto até o fim de 2025, (Foto: Secti)

O secretário de Administração, Alan Farias Tavares, reforçou o impacto positivo na rotina dos servidores municipais. “A prefeitura vai ganhar muito em eficiência, e eficiência é economia de recursos. Sobrará mais para investir em educação, saúde e demais áreas em prol da população.”

A jornada de implantação do SEI nos municípios é composta por dez passos que vão desde a adesão ao programa até a oferta de suporte técnico para implantação de soluções digitais nas prefeituras.

Técnicos da Secti e Sead realizam oficinas práticas com os servidores da prefeitura, abordando aspectos documentais, processuais e de infraestrutura, contando com a orientação necessária para uma implementação eficaz e segura do programa.

“Estamos muito orgulhosos de estar participando desse projeto, sendo pioneiros na implementação do Prefeitura Sem Papel. Ele representa a implantação de um serviço de qualidade e com mais transparência. Tenho certeza de que todos vão ganhar com isso — a gestão, os colaboradores e, principalmente, os cidadãos”, comemorou o vice-prefeito de Bela Vista de Goiás, Sérgio Rodrigues.

Programa

A iniciativa faz parte do esforço do Governo de Goiás de alcançar cinco municípios-piloto até o fim de 2025, beneficiando mais de 7.600 servidores públicos municipais e contribuindo para a transformação digital e a melhoria contínua na gestão pública de todas as cidades goianas.

“Este programa é uma iniciativa inovadora voltada para a transformação digital do estado e uma iniciativa, acima de tudo, transformadora para a vida dos cidadãos de Goiás. Tenho certeza que será um marco aqui em Bela Vista de Goiás”, elogiou o diretor de Informações, Serviços e Sistemas de Gestão, do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Pedro Moreira.

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