Centro de Pesquisa é criado por parceria entre Emater, UFG e Fapeg

O Complexo de Laboratórios da Emater Goiás iniciará uma nova era na pesquisa rural. A estrutura sediará o Centro de Excelência em Saúde Única (Cesu-Agro), que nasce de uma parceria inovadora entre Emater, Universidade Federal de Goiás (UFG) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).
A iniciativa tem como missão integrar a saúde humana, a qualidade dos alimentos e o cuidado com o meio ambiente, promovendo práticas sustentáveis no campo e fortalecendo o conceito de Saúde Única, que reconhece a interdependência entre saúde humana, animal, vegetal e ambiental.
O Cesu-Agro, que está sediado da Emater, dará início às pesquisas nesta semana.
O termo de cooperação entre as instituições foi formalizado nesta quarta-feia, 02/07, durante a visita dos representantes das entidades à sede administrativa da Emater. A comitiva foi recepcionada pelo presidente da Emater, Rafael Gouveia, e equipe técnica responsável pela coordenação do projeto.

“Nosso objetivo é desenvolver tecnologias e colocá-las à disposição dos produtores rurais goianos. As pesquisas que serão desenvolvidas aqui vão otimizar a produção de alimentos, reduzindo os custos e aumentando a produtividade. Assim, vamos integrar ensino, pesquisa e extensão voltadas para melhorar a vida de quem vive no campo”, explica o presidente Rafael Gouveia.
Para a agrônoma e pesquisadora da UFG, Vírgina Damin, o Cesu-Agro chega para entregar o que há de melhor em pesquisa aos produtores assistidos pela Emater.
“Estamos chegando com vontade e garantimos que, a partir dos estudos, vamos oferecer soluções para o cultivo de alimentos mais saudáveis para a população e o meio ambiente. Somos gratos ao presidente e a toda a equipe da Emater que agilizou todo o processo para que pudéssemos iniciar os trabalhos em tempo recorde”, destacou.
Rafael Gouveia reforça que a pesquisa é essencial para o desenvolvimento da agricultura familiar. “A agropecuária é a base econômica do estado e o nosso desejo é que avance cada vez mais para entregar aos produtores novas tecnologias, sistemas produtivos e cultivares para que Goiás continue avançando e seja referência no setor”.
Neste ano, a Emater Goiás recebeu seis novos pesquisadores, que foram contratados por meio de uma parceria com a Fapeg. Com o projeto, os especialistas passam a integrar o quadro técnico do Cesu-Agro.
Centro de Pesquisa
Com uma equipe multidisciplinar formada por pesquisadores agropecuários, farmacêuticos, especialistas em saúde do trabalhador e meio ambiente, o Cesu-Agro representa um passo decisivo rumo a uma agricultura consciente, tecnológica e comprometida com o bem-estar coletivo.
A iniciativa reflete inovação, equilíbrio e conexão entre ciência e campo, simbolizando uma agropecuária mais sustentável, regenerativa e saudável para todos.
Saiba mais
Goiás faz pesquisa para mapear a agricultura familiar no estado