Goiás recebe R$ 6 bilhões em investimentos no 1º semestre deste ano

Juceg aponta que Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde e Águas Lindas de Goiás lideram o ranking mensal de aberturas de empresas (Foto: Secom)

Goiás superou, no primeiro semestre de 2025, o número de abertura de empresas registrado no mesmo período do ano passado.

Os novos negócios significam cerca de R$ 6 bilhões em investimentos, conforme o capital social declarado à Junta Comercial de Goiás (Juceg).

Foram criados 23.184 CNPJ’s, 16,66% a mais que nos seis primeiros meses do ano passado (19.873). Os números não consideram as empresas com perfil MEI (microempreendedor individual).

Somente em junho de 2025, foram registrados 3.473 novos CNPJs no estado, com investimento de R$ 556,2 milhões. Neste mês, também foram abertos 148 negócios com capital superior a R$ 500 mil.

“É o melhor junho da série histórica. E este ano deve chegar ao fim com novo recorde batido. Isso porque verificamos que o primeiro semestre já é melhor que o que vimos no passado”, resume o presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira.

Ele explica que Goiás abriu, em 2024, 38.300 empresas.

“Se já chegamos ao primeiro semestre com 23 mil registros, tudo leva a crer que finalizaremos o ano com marca superior a 40 mil empresas registradas. Estamos trabalhando para tornar isso possível, investindo em desburocratização e inteligência artificial para fazer de Goiás um espaço seguro para negócios”, explica Euclides.

Ranking

Segundo o último relatório da Junta Comercial, as cidades de Goiânia (1.299), Aparecida de Goiânia (194), Anápolis (191), Rio Verde (123) e Águas Lindas de Goiás (65) lideram o ranking mensal de aberturas de empresas.

O tempo médio para se abrir uma empresa no Estado é de 13 horas, bem abaixo das 27 horas da média no Brasil, segundo dados da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

As atividades que mais atraíram investimentos, em Goiás, no mês de junho foram serviços combinados de escritório e apoio administrativo; promoção de vendas; preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente.

Além de treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial; e atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários.