Goiás Turismo une Caldas Novas e Rio Quente na retomada pós-pandemia

Presidente da Goiás Turismo Fabrício Amaral, liderou visita técnica em Caldas Novas. A comitiva contou com representantes do Ministério do Turismo e Sebrae, que visitaram atrativos e se reuniram com prefeitos e empresários (Foto: Goiás Turismo)

Os municípios de Caldas Novas e Rio Quente vão trabalhar em ações conjuntas pela retomada do Turismo na Região das Águas Quentes. Nesta quarta-feira (30), o presidente da Agência Estadual de Turismo de Goiás (Goiás Turismo), Fabrício Amaral, liderou uma comitiva à região, composta por representantes do Ministério do Turismo e do Sebrae. Eles se reuniram com os prefeitos de Caldas Novas, Kleber Marra, e de Rio Quente, Ana Paula, além de secretários municipais e integrantes do trade turístico. Em seguida, visitaram atrativos locais.  

O objetivo da missão da Goiás Turismo foi dar continuidade ao trabalho iniciado em junho passado, a partir de visita técnica aos atrativos de Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul. O grupo foi conhecer as boas práticas turísticas das duas cidades para saber o que pode ser aplicado para melhorar o turismo nos destinos goianos. Os integrantes da missão foram ver de perto os modelos de gestão locais, que são exemplos por terem eventos que atraem turistas o ano todo, sem baixa temporada. Eles buscaram entender a integração dos dois municípios e observar as melhores práticas de governança, cooperativismo e associativismo. 

De acordo com o presidente da Goiás  Turismo, Fabrício Amaral, a comitiva trouxe conhecimentos importantes, em relação a planejamento, legislação e parcerias público-privadas, que serão aplicados na Região Turística das Águas Quentes, respeitando-se as diferenças de cada lugar.

Além disso, o Ministério do Turismo e o Sebrae Nacional vão colocar Caldas Novas e Rio Quente no conceito de destinos turísticos inteligentes, caracterizado por ofertar a seus visitantes produtos e experiências inovadoras e de qualidade, tendo como base a estruturação e a convergência de alguns pilares, como governança; inovação; tecnologia; sustentabilidade; acessibilidade; e segurança. “A gente tem águas termais, fluxo turístico. Queremos aumentar a oferta turística daqui, aumentar a ocupação na baixa temporada, gerando mais emprego, mais renda e colocando essa região, que também conta com um lago e uma  unidade de conservação, um destino consagrado em definitivo em todo o Brasil”, acrescentou.

O prefeito de Caldas Novas, Kleber Marra, avaliou a missão como positiva e anunciou o projeto “Natal das Águas Quentes”, que será realizado em parceria com Rio Quente, com o objetivo de movimentar o turismo nos dois municípios.

A prefeita de Rio Quente, Ana Paula, disse que aposta na união para desenvolver um turismo inovador, diferenciado e que traga excelente experiência ao turista. “O resultado é  a potencialização do município, gerando renda, emprego e crescimento econômico”, afirmou.