Missão comercial consolida cooperação econômica entre Goiás e Japão

Reunião no Ministério dos Negócios Estrangeiros (Gaimusho) (Foto: Júnior Guimarães)

A missão oficial do Governo de Goiás ao Japão, encerrada neste domingo (20/07), resultou no fortalecimento das relações econômicas entre o estado e o país asiático. Um dos principais desdobramentos será a visita de uma comitiva japonesa a Goiás em agosto, para conhecer áreas com potencial de exploração de minerais de terras raras.

Esse é um dos resultados positivos ressaltados pelo governador Ronaldo Caiado, após retornar ao Brasil.

“O balanço é extremamente positivo. Tive uma audiência com o ministro da Economia, Comércio e Indústria do Japão, e essa missão japonesa chegará a Goiás em agosto, quando nós iremos dar continuidade ao projeto das terras raras”, afirmou Caiado, em referência à janela de oportunidades aberta a partir da necessidade que o Japão encontra de diversificar suas fontes do produto, hoje importado majoritariamente da China.

Terras raras

Os chamados elementos de terras raras (ETRs) são 17 minerais usados em tecnologias de ponta, como turbinas eólicas, veículos elétricos, baterias, equipamentos militares e data centers (estruturas físicas para o processamento de informações digitais).

Essenciais para a transição energética global, eles são encontrados em grande quantidade em depósitos promissores localizados nos municípios de Minaçu, Nova Roma e Iporá.

Agro

No setor agropecuário, o grupo japonês Tsubame confirmou investimento de R$ 200 milhões em uma unidade no município de Mineiros, com previsão de implantação até 2027. O projeto, em parceria com a empresa Atvos, prevê a produção de amônia verde, insumo utilizado na fabricação de fertilizantes, a partir do bagaço da cana-de-açúcar.

Auto

Na indústria automobilística, Caiado acompanhou a assinatura de contrato entre a Mitsubishi Motors e sua subsidiária brasileira, HPE Motors, em Catalão. O acordo autoriza a exportação de veículos para países da América Latina, ampliando a atuação da empresa, que até então produzia exclusivamente para o mercado interno.

O governador também conheceu o centro de design da multinacional e observou seus processos industriais de inovação em mobilidade.

Missão ao Japão

Ao todo, a missão internacional percorreu seis cidades: Tóquio, Yokohama, Okazaki, Osaka, Hamamatsu e Seki. Em cada uma delas, a comitiva se reuniu com representantes dos ministérios da Agricultura, Florestas e Pesca; Economia, Comércio e Indústria; além da diretoria do Japan Bank for International Cooperation (JBIC).

Também foram realizados encontros com empresários promovidos pelo Consulado-Geral do Brasil. Durante a viagem, Caiado ainda ministrou a palestra Goiás é exemplo de gestão para o Brasil, ocasião em que apresentou a investidores os avanços e potencialidades do Estado desde 2019 nas áreas de saúde, educação, segurança e assistência social.

No Ministério dos Negócios Estrangeiros, defendeu a abertura do mercado japonês para a carne bovina goiana, com base no reconhecimento de Goiás como zona livre de febre aftosa sem vacinação.

Expo 2025 Osaka

Caiado na Missão ao Japão
Caiado apresenta palestra durante Seminário de Negócios promovido pelo Consulado-Geral do Brasil no Japão, em Hamamatsu (Foto: Junior Guimarães)

O último compromisso da missão foi a participação na Expo 2025 Osaka, na província de Kansai. A exposição internacional reunirá representantes de mais de 150 países para debater o tema Designing Future Society for Our Lives (Projetando a Sociedade Futura para Nossas Vidas). São esperados cerca de 28 milhões de visitantes ao longo dos seis meses de duração.

Com o retorno antecipado de Caiado ao Brasil por conta da crise comercial entre Brasil e Estados Unidos, o governador foi representado na exposição pelo presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto. Também estiveram presentes o presidente da Goiás Parcerias, Diego Soares, e outros integrantes da comitiva. A participação ocorre no ano em que se celebram 130 anos de relações diplomáticas entre Japão e Brasil.