Consulta pública sobre trilhas termina nesta quinta

A Agência Estadual de Turismo (GoiásTurismo) convida a população goiana e, especialmente, os trilheiros, a responderem uma pesquisa de opinião sobre as trilhas brasileiras e contribuir com o futuro da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas). A iniciativa conecta turismo, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
A consulta pública termina nessa quinta-feira (24/07) e busca ouvir trilheiros, guias, gestores, moradores de comunidades e todos que vivenciam ou se interessam pelas trilhas brasileiras. A participação é anônima, rápida e pode ajudar a melhorar a gestão, a modernizar a governança e ampliar o alcance da política pública em todo o país.
Responda a pesquisa AQUI.
Esta rede, que conta com mais de cinco mil voluntários envolvidos na implementação de trilhas em todo o país, está convidada a opinar. Por isso, os Ministério do Turismo, do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) reforçam o convite à população para contribuir com ideias e sugestões.
A coordenadora-geral de Produtos e Experiências Turísticas do MTur, Fabiana Oliveira, destaca a importância da consulta.
“Para seguirmos crescendo com qualidade e respeitando os territórios, precisamos ouvir quem está lá na ponta – os trilheiros, moradores, gestores, guias e apaixonados pela natureza. Queremos saber o que funciona, o que pode melhorar e quais caminhos seguir. Essa consulta é uma forma de construirmos juntos um modelo mais justo e participativo”, afirma Fabiana.
Além da consulta pública, o processo de revisão da governança da RedeTrilhas contou com a participação de 45 especialistas de sete setores relacionados ao tema, que participaram por meio de entrevistas, realizadas em parceria com a Unesco e a equipe da empresa de consultoria IBY Socioambiental.
As escutas da sociedade e das partes interessadas no tema subsidiará um diagnóstico e propostas para o aprimoramento da RedeTrilhas.
Redetrilhas
Criada em 2018, a iniciativa é uma política pública que visa conectar pontos turísticos e áreas de interesse cultural e ambiental por meio de trilhas de longo curso em todo o país. Os roteiros percorrem paisagens naturais, parques, comunidades e atrativos históricos, promovendo o turismo responsável, a geração de emprego e renda e a valorização do patrimônio brasileiro.
Participe da consulta pública e ajude a fortalecer o futuro das trilhas no Brasil! Sua opinião é essencial para aprimorar o projeto.
Saiba mais
Caminho dos Veadeiros passa a integrar Rede Nacional de Trilhas