Doação de sangue: parceria entre Hetrin e Hemogo beneficiará até 240 pessoas

Última ação realizada no Hetrin resultou na coleta de 60 bolsas de sangue. Ação recebeu visita especial do Hemoguinho, que passou pela unidade incentivando doações (Foto: Débora Alves/Hetrin)

A parceria de longa data firmada entre o Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin) e o Hemocentro de Goiás (Hemogo), ambas unidades do Governo de Goiás, tem proporcionado um aumento significativo no estoque de sangue do Estado. A última ação realizada no Hetrin resultou na coleta de 60 bolsas de sangue.

A doação de sangue é um ato voluntário de amor e solidariedade ao próximo, pois uma única bolsa com 450 ml pode ajudar até quatro pessoas.

“Nós agradecemos muito a todos que contribuíram para o sucesso desta campanha. Essas bolsas serão destinadas a 240 vidas que dependem desse gesto tão nobre de amor ao próximo”, afirmou Pollyana Bueno, coordenadora do Comitê Transfusional do Hetrin.

Para Marina Souza, que doou pela primeira vez, foi um gesto emocionante.

“Foi tudo muito tranquilo, o processo é bem simples e fiquei muito feliz em doar. Eu já tinha vontade há algum tempo, e quando vi essa oportunidade, vim fazer minha doação. O processo é rápido, tranquilo e a equipe me recebeu com muito carinho”, destacou.

Doação de sangue em Goiás

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), atualmente o Hemogo abastece 223 unidades de saúde, e está com níveis críticos no estoque de bolsas de sangue.

Esse déficit nas doações tem gerado impacto significativo nas unidades de saúde atendidas em todo o Estado. Através das doações voluntárias, o Hemogo é responsável por 90% das bolsas utilizadas nos hospitais públicos goianos, uma vez que capacidade de coleta das unidades não é suficiente para suprir as demandas.

As tipagens sanguíneas A -, B -, O – e AB – são as mais usadas em emergências.

O sangue O negativo é considerado universal para transfusões de emergência, podendo ser utilizado em pacientes de qualquer outro tipo sanguíneo. Essa característica o torna vital em situações críticas, como acidentes graves, cirurgias de urgência e atendimentos onde não há tempo hábil para identificar o tipo sanguíneo do paciente. No entanto, apesar de sua importância, é considerado um dos tipos mais raros na população.

O Hemocentro está em busca de doadores. O processo de doação é simples, seguro e rápido. A doação pode ser agendada on-line pelo site https://agenda.hemocentro.org.br/ ou pelo telefone 0800 642 0457, evitando aglomerações e filas de espera. O agendamento é totalmente gratuito.

Em Goiânia, o Hemocentro Coordenador Estadual Prof. Nion Albernaz funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas.

Saiba mais

Policlínica de Posse alerta sobre cuidados com saúde ocular

Saúde capacita profissionais sobre manejo clínico da Síndrome Respiratória Aguda Grave