Lacen Goiás conclui visitas técnicas a unidades de saúde goianas

Profissionais do Lacen-GO durante visita técnica ao laboratório do Hospital Einstein (Foto: Mariana Monteiro)

O Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO) realizou visitas técnicas programadas a diversas unidades de saúde de Goiânia, nos meses de novembro e dezembro deste ano.

A ação foi desenvolvida em parceria estratégica com a Comissão de Controle de Infecções em Serviços de Saúde (Comciss), da Prefeitura de Goiânia, e contou com a coordenação das profissionais das seções de Bacteriologia, Micologia e Micobactérias do Lacen Goiás.

Visitas técnicas do Lacen Goiás

As visitas técnicas tiveram objetivo de conhecer e avaliar estrutura física, parque tecnológico e composição de equipes dos laboratórios que notificam microrganismos de interesse para a saúde pública na capital.

Foram visitadas as seguintes unidades:

  • HDT;
  • Hemu;
  • Hugol;
  • Laboratório do Hospital Einstein — responsável pelo Hugo;
  • Laboratório Saúde – Help Medicina Laboratorial, responsável pelo Crer, Hecad, HGG e Cora.

Durante as visitas, foi solicitado a cada unidade o encaminhamento de relatório consolidado dos últimos 12 meses, contendo informações sobre:

  • Espécies de microrganismos isolados;
  • Perfis de sensibilidade aos antimicrobianos — substâncias químicas utilizadas para matar ou inibir o crescimento de microrganismos, como bactérias, vírus, fungos e parasitas, incluindo antibióticos, antivirais, antifúngicos e antiparasitários.

Riscos microbiológicos

No contexto da vigilância em saúde, microrganismos de interesse para a saúde pública são aqueles capazes de causar infecções com potencial de disseminação, gravidade clínica ou impacto coletivo.

Incluem-se nesta categoria agentes associados a:

  • Surtos;
  • Infecções relacionadas à assistência à saúde;
  • Resistência a antimicrobianos;
  • Doenças de notificação compulsória;
  • Eventos inusitados e emergentes.

O monitoramento desses microrganismos permite a identificação precoce de riscos à população, orienta medidas de prevenção e controle e subsidia respostas rápidas das autoridades sanitárias.

De modo geral, foi constatado que as unidades inspecionadas apresentam infraestrutura adequada, equipamentos laboratoriais atualizados e equipes técnicas capacitadas para a execução de suas atividades.

Conformidade

A partir da análise desses relatórios, a equipe de microbiologia do Lacen Goiás vai montar um panorama detalhado do perfil epidemiológico local, possibilitando o fortalecimento e a execução de ações estratégicas de vigilância laboratorial.

Entre elas, destacam-se:

  • Vigilância da resistência bacteriana, com o recebimento de isolados multirresistentes para pesquisa de genes de resistência, conforme a Nota Técnica Gvims/GGTES/Anavisa nº 02/2015;
  • Monitoramento de patógenos fúngicos emergentes, com a confirmação laboratorial de casos suspeitos ou confirmados de Candida auris, em conformidade com a Nota Técnica Gvims/GGTES/Anvisanº 02/2022;
  • Investigação de micobactérias de crescimento rápido associadas a procedimentos invasivos, seguindo a Nota Técnica Conjunta Anvisa/Ministério da Saúde nº 01/2024.

Além disso, o Lacen Goiás vai atua na resposta rápida a surtos infecciosos em serviços de saúde, por meio do recebimento e da análise aprofundada de isolados microbiológicos relacionados a eventos suspeitos ou confirmados, conforme estabelece a Nota Técnica GVims/GGTES/DIRE3/Anvisa nº 06/2025.

Etapas futuras

A próxima etapa do projeto será dedicada à capacitação das unidades já visitadas, com foco na padronização de procedimentos e no correto fluxo de encaminhamento de isolados microbiológicos ao Lacen-GO.

Após a consolidação dessa fase inicial, a iniciativa será ampliada de forma escalonada para todas as unidades de saúde que integram a rede estadual de Goiás, fortalecendo a vigilância laboratorial e a resposta às infecções relacionadas à assistência à saúde.

Saiba mais

Lacen realiza sequenciamento genômico inédito de vírus da Febre Amarela