Parque Altamiro de Moura Pacheco inaugura reforma da sede com dois meses de antecedência

Nova sede administrativa do Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (Foto: Semad)

A reforma de estruturas administrativas do Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (Peamp), localizado a 12km de Goiânia, foi concluída dois meses antes do previsto no contrato. Originalmente, a entrega estava estimada para novembro de 2025.

A inauguração pós-reforma foi na terça-feira (29/07). As melhorias se concentraram na guarita de entrada do parque e na sede administrativa.

A reforma foi executada a partir de um acordo de cooperação entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a empresa Xingu Rio Transmissora de Energia Elétrica (XRTE). O recurso foi financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no âmbito de um projeto ambiental ligado às obrigações de compensação da XRTE.

As obras tiveram início na segunda quinzena de abril. Com execução da ACM Engenharia e acompanhamento técnico da Semad, a reforma mobilizou, em média, 20 trabalhadores ao longo de três meses. A área reformada soma 240,65 m², abrangendo a sede administrativa e a guarita de entrada do parque.

Na sede, os serviços incluíram:

  • Demolição de estruturas comprometidas e descarte ambientalmente adequado dos entulhos;
  • Substituição completa das instalações elétricas e hidrossanitárias;
  • Assentamento de novos revestimentos (pisos e paredes) e execução de acabamentos (rodapés, peitoris e soleiras);
  • Instalação de novos quadros de distribuição elétrica, iluminação LED e pontos de rede e telefonia;
  • Reforma total dos banheiros, cozinha, salas, refeitório, depósito e varanda coberta;
  • Troca e revitalização de portas, janelas e esquadrias metálicas;
  • Pintura interna e externa de toda a estrutura;
  • Recuperação integral da cobertura da sede, incluindo telhas, calhas e rufos.
  • Na guarita, foi feita a substituição da cobertura danificada, instalação de novo piso, pintura, colocação de luminárias, revisão da rede elétrica e requalificação do banheiro interno.

“A reforma vai prover melhor infraestrutura física para atividades administrativas de gestão do parque e, consequentemente, permitir um melhor atendimento aos usuários da unidade de conservação, como os servidores, pesquisadores, visitantes, entre outros”, afirma o gerente de Implantação e Manejo de Unidades de Conservação da Semad, Caio César Neves.

Atendimento e visitação no Parque Altamiro de Moura Pacheco

Com as novas estruturas, a expectativa é melhorar o atendimento a servidores, pesquisadores, grupos de estudantes e visitantes em geral.

“A gente recebe uma gama muito grande de visitantes, desde famílias que vêm passar o dia, atletas, estudantes universitários, estudantes do nível médio, pesquisadores, fotógrafos profissionais e amadores, e nós temos um desejo já há muito tempo de melhorar a nossa qualidade de atendimento a esses visitantes”, reforça o responsável pelo parque, Tiago Cintra.

O parque, que abriga remanescentes de Cerrado preservados, trilhas, áreas para mountain bike, piqueniques e observação de fauna e flora, é uma das 25 unidades de conservação sob gestão da Semad em Goiás.

Localizado às margens da BR-060, entre Goiânia e Anápolis, o Peamp é uma referência em lazer, conservação ambiental e educação ambiental no estado.

Funcionamento

O Peamp é aberto ao público de terça a domingo, das 6h às 17h, com entrada gratuita. Não é necessário agendamento para visitas individuais, mas grupos escolares ou interessados em atividades monitoradas devem agendar previamente pelo telefone (62) 3265-1340.

Saiba mais

Documentário “Um Parque Para Viver” estreia dia 15