Livro de colorir comemora 300 anos da cidade de Goiás

O livro de colorir é lúdico, interativo e divertido, atraindo todos os públicos (Imagem: Secult Goiás)

Uma aventura educativa e divertida pela cidade de Goiás: este é o convite da Secretaria da Cultura (Secult) à criançada goiana, por meio do livro de colorir “Goiás de Todas as Cores”.

Desenvolvida como parte das homenagens pelos 300 anos da antiga capital do Estado, celebrados em 2027, a obra foi lançada durante as comemorações de aniversário deste ano e já está disponível gratuitamente para o público na Gibiteca Jorge Braga.

A secretária da Cultura, Yara Nunes, destaca o potencial didático e a importância da iniciativa. “A história da cidade de Goiás e do nosso estado precisa ser preservada e uma forma de garantir isso é repassando-a para as novas gerações. O livro de colorir é uma excelente maneira de fazer essa apresentação às crianças, porque é lúdico, interativo e divertido. Eu aposto que até os adultos vão querer pintar!”, afirma.

Secult lança livro de colorir comemorativo aos 300 anos da cidade de Goiás
Livro está disponível gratuitamente em edição física ou pdf (Foto: Secult Goiás)

As ilustrações do livro compõem uma viagem pela antiga Vila Boa, com passagem por locais emblemáticos da cidade. Alguns exemplos são o Palácio Conde dos Arcos, a Igreja do Rosário e o Cine Teatro São Joaquim, além dos típicos casarões e ruas de pedra.

Os personagens, Aninha e Chico, também apresentam eventos culturais tradicionais, como as Cavalhadas e a Procissão do Fogaréu, e delícias gastronômicas como o empadão goiano e o sorvete do Coreto.

O livro foi feito pela equipe da Comunicação Setorial da Secult Goiás. A responsável pela concepção e ilustração, Alessandra Sousa, conta que o processo de criação durou cerca de dois meses, e um dos principais desafios foi escolher as atrações que seriam representadas no livro.

“Nós também tivemos que decidir as características de cada um dos personagens, e a gente queria retratar muito bem a população de lá. Então, a gente escolheu uma menina super inteligente, muito bonita, com o cabelo enrolado, preta, e um menino com o cabelo mais claro e super sapeca”, detalha.

A partir dessas escolhas, foi criado o roteiro percorrido por Aninha e Chico, que andam pela cidade e encontram até a poetisa Cora Coralina, que lê um livro para os amiguinhos.

Após o lançamento do livro, que terá exemplares disponíveis na Gibiteca Jorge Braga, outras crianças terão a oportunidade de fazer o mesmo passeio, conhecendo e colorindo a história da cidade de Goiás. O título também está disponível para download gratuito no site da Secult.

Saiba mais

Cineclube da Luluzinha encerra temporada 2025 na Vila Cultural Cora Coralina