Pesquisa mostra os impactos da pandemia no setor do turismo, em Goiás

Segundo o estudo realizado pela Goiás Turismo, é evidente o esforço das empresas goianas de se manterem em funcionamento, mesmo diante do cenário de pandemia (Foto: Divulgação)

O Observatório da Agência Estadual de Turismo de Goiás (Goiás Turismo) divulgou o “XIII Boletim Panorama da Retomada do Turismo em Goiás 2021”, que traz os principais resultados da primeira pesquisa de sondagem empresarial deste ano, realizada nos meses de janeiro, fevereiro e março. De acordo com a pesquisa, metade das empresas já demitiu ou vai dispensar funcionários durante a pandemia; 24,2% preveem a redução de mais de 75% no faturamento em 2021; 56,1% possuem necessidade de crédito no momento. Em contrapartida,  42,4% dos entrevistados acreditam que haverá recuperação do Turismo este ano.

Segundo o Boletim, outro ponto importante da pesquisa são os comentários dos empresários e autônomos no que se referem ao cenário atual. Eles destacam a importância da vacinação em massa, além de defenderem a isenção de impostos e investimento federal nos municípios. As opiniões se dividem, mas todos possuem o mesmo propósito: manter seus negócios a partir da aceleração na aplicação das vacinas, reforço nos protocolos e viabilização, por parte do Estado, do acesso às linhas de crédito. Segundo o estudo, é evidente o esforço das empresas goianas de se manterem em funcionamento, mesmo diante do cenário de pandemia.

O Observatório realizou levantamento dos impactos da pandemia no setor turístico, visando a nortear as ações e políticas públicas em cada região de Goiás. A pesquisa foi realizada no formato on-line, com perguntas abertas e fechadas e contou com a participação de 66 respondentes. Acesse o levantamento completo, com todos gráficos e análises no site da Goiás Turismo.
 
Nova Pesquisa

O Observatório da Goiás Turismo iniciou a “II Pesquisa de Sondagem Empresarial 2021” para levantar os impactos da crise causada pela pandemia do novo coronavírus, no setor turístico no Estado. O levantamento vai analisar o cenário empresarial nos meses de abril, maio e junho deste ano.

Segundo a coordenadora do Observatório, Giovanna Tavares, a pesquisa,  que começou no ano passado, é realizada a cada três meses para avaliação contínua do Turismo em Goiás. Para participar, o empresário deve responder ao questionário on-line.