Inclusão digital: governo leva internet ao campo e já beneficia 1.500 famílias
Iniciativa do Governo de Goiás é fruto da parceria entre Gabinete de Políticas Sociais, Secti-GO e Emater Goiás. Programa já instalou 92 antenas gratuitas em povoados e assentamentos rurais (Foto: Emater-GO)
A inclusão digital já é realidade para agricultores familiares em Goiás. Com o Programa Cidadão Tech Campo, a internet de alta velocidade chega a comunidades antes desconectadas, levando oportunidades de estudo, negócios e informação para mais de 1.500 famílias em 19 municípios.
A iniciativa do Governo de Goiás é fruto da parceria entre o Gabinete de Políticas Sociais, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Emater Goiás.
O programa já instalou 92 antenas gratuitas em povoados e assentamentos rurais.
A tecnologia de satélites de baixa órbita Starlink garante conexão mesmo em regiões remotas, e promove a inclusão digital, ampliando o acesso à educação e fortalecendo o desenvolvimento rural sustentável.
Até março de 2026, o número de pontos de acesso deve chegar a 221 propriedades, com investimento superior a R$ 3 milhões.
Estudante Joel Maia, do Agrocolégio Estadual Maguito Vilela: “Já cheguei a ficar sem fazer trabalho da escola por falta de conexão“, lembra (Foto: Emater-GO)
Para o presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, o programa promove infinitas possibilidades para as famílias rurais beneficiadas. Para ele a chegada da internet ao campo é mais do que um avanço tecnológico, é inclusão social.
“Conectamos famílias que antes viviam isoladas, dando a elas a oportunidade de acesso a serviços públicos digitais, notícias, oportunidades de emprego e capacitação”.
“Cada antena instalada é uma porta aberta para o futuro, garantindo que produtores rurais possam participar de forma ativa na sociedade e tenham as mesmas chances de desenvolvimento de quem vive na cidade”, destaca.
A seleção das famílias beneficiadas foi realizada com o apoio da Emater Goiás, que acompanha de perto a realidade das comunidades e trabalha para garantir que as políticas públicas cheguem até famílias mais isoladas do estado.
Entre os critérios de escolha, estavam a ausência de infraestrutura de conectividade, a comprovação de atividade produtiva ativa e o cadastro no CadÚnico. Já a Secti é responsável por instalar os equipamentos e assegurar a qualidade do sinal de internet.
No Povoado Kalunga Engenho II, em Cavalcante, 24 antenas já foram instaladas, beneficiando diretamente 390 famílias.
Para o estudante Joel Maia, do Agrocolégio Estadual Maguito Vilela, a mudança foi significativa.
“Quando chove e a energia acaba ficamos até dois dias sem internet. A gente não tinha acesso, tentávamos pegar o sinal da vizinha, mas, pela distância, também não era possível. Já cheguei a ficar sem fazer trabalho da escola por falta de conexão“, lembra o estudante.
Meta do programa é ampliar o alcance, conectando novas comunidades e garantindo que cada vez mais famílias rurais tenham acesso à informação, oportunidades e qualidade de vida no campo (Foto: Emater-GO)
A mãe de Joel, Joanilda Francisco Maia, diz que a vida tem outro rumo depois que a antena chegou. E, agora, a lavradora e artesã sonha alto.
“Vai melhorar nossa comunicação e aperfeiçoar nosso conhecimento. Como eu só tenho o ensino médio, agora vou realizar o sonho de fazer faculdade e a internet vai ser essencial para se tornar realidade”, afirma a mãe do estudante.
Em Divinópolis de Goiás, quatro antenas foram instaladas, conectando 11 famílias. Para o agricultor Osvaldino José Carvalho, da Comunidade Mucambo Firme, a mudança trouxe mais agilidade para o dia a dia.
“Antes, nos sentíamos isolados. Agora temos conexão com o pessoal da cidade, conseguimos resolver tudo com mais rapidez. Estou muito satisfeito e espero que outros agricultores também sejam contemplados”, diz.
Até o momento, o programa já atendeu 24 famílias em Cavalcante, 13 em Teresina de Goiás e 7 em São Domingos. Também foram contemplados os municípios de Alvorada do Norte, Buritinópolis, Divinópolis de Goiás, Guarani, Iaciara, Nova Roma, Posse e Sítio d’Abadia, com 4 famílias cada.
Damianópolis, Mambaí, Monte Alegre e Simolândia receberam 3 antenas cada, enquanto Formosa e Luziânia contam com 2 famílias atendidas. Cristalina e Flores de Goiás completam a lista, com 1 família beneficiada em cada localidade.
A meta é ampliar o alcance, conectando novas comunidades e garantindo que cada vez mais famílias rurais tenham acesso à informação, oportunidades e qualidade de vida no campo.
Editado por Hosana Alves via Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) - Governo de Goiás 22 de setembro, 2025 às 11:07:32 Agricultura