Emater e Caixa Econômica firmam parceria para ampliar acesso ao crédito rural

A Emater Goiás e a Caixa Econômica Federal assinaram um protocolo de intenções que formaliza a proposta de assistência técnica voltada, especialmente, ao Pronaf B, linha de microcrédito destinada a pequenos produtores rurais. Documento assinado nesta quinta-feira (25/09), tem o objetivo de garantir que mais agricultores familiares tenham acesso ao crédito e ao acompanhamento técnico oferecido pela agência.
O acordo prevê a regulamentação da parceria para a prestação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) nas operações de crédito. Dessa forma, além de acesso ao financiamento, os produtores passam a contar com orientação qualificada para aplicar melhor os recursos.
O presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, recebeu na sede administrativa o superintendente regional da Caixa, Marciano Matos, para assinatura do documento. Eles destacaram os impactos positivos da iniciativa, que fortalece os objetivos do Manual de Crédito Rural do Banco Central do Brasil.
“É uma parceria que amplia e aprimora o fornecimento de crédito para os produtores rurais. Nesse caso, é dada uma atenção especial para a modalidade de microcrédito, o Pronaf B”, explicou o presidente da Emater.
Pronaf B
O superintendente da Caixa reforçou as expectativas.
“Vamos poder aplicar o Pronaf B para ainda mais pessoas, gerando emprego, ampliando renda e melhorando a qualidade de vida dos produtores que receberem o crédito”.
Em Goiás, a Emater é o principal canal de acesso às linhas de crédito rural para a agricultura familiar. Os produtores interessados devem procurar o escritório local da instituição mais próximo da propriedade.
O Pronaf B é uma linha de crédito voltada a pequenos produtores, utilizada principalmente para compra de equipamentos, melhoria das condições de trabalho e aumento da produção.