Programa Semear Social é lançado com entrega de kits

A Emater Goiás lançou, nesta segunda-feira (29/12), o Programa Semear Social, iniciativa estratégica do Governo de Goiás voltada à recuperação de pastagens e ao fortalecimento da agricultura familiar. A ação beneficiará produtores rurais dos 246 municípios goianos com a entrega de 17 mil kits de insumos agrícolas, suficientes para a formação de 1 hectare de pastagem por beneficiário.
Programa Semear Social
Cada kit contém 20 kg de sementes de milho, 10 kg de sementes de braquiária, 50 kg de ureia e 5 kg de condicionador de solo. A distribuição será descentralizada, via regionais da Emater, facilitando a logística e o alcance do programa.
“O Semear Social tem dimensão estratégica para Goiás. É uma ação estruturante que fortalece a agricultura familiar e recupera pastagens de forma produtiva e sustentável”, destacou o presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia. Segundo ele, o programa atenderá 17 mil famílias, principalmente produtores de leite.
Com investimento de R$ 15,8 milhões, via Fundo Protege, o programa integra ações do Governo de Goiás voltadas à inclusão produtiva, desenvolvimento rural sustentável e apoio à agricultura familiar.
Além dos insumos, os produtores receberão uma cartilha técnica sobre o cultivo consorciado de milho com braquiária — prática que melhora a cobertura do solo e aumenta a produtividade.
O Programa Semear Social também garante acompanhamento técnico contínuo por meio dos extensionistas da Emater Goiás, que farão visitas às propriedades para orientar o uso dos insumos e avaliar os resultados.
Podem participar produtores com Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ativo e pelo menos 1 hectare disponível para o cultivo consorciado.



