Terras raras impulsionam parceria UEG e Aclara

A exploração sustentável de terras raras está no centro da parceria UEG e Aclara, formalizada nesta segunda-feira (20/10). O acordo firmado entre a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e a Aclara Resources Mineração prevê cooperação estratégica em ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica.
A solenidade de assinatura ocorreu no All Park Polo Empresarial, em Aparecida de Goiânia, com a presença de representantes da universidade, da empresa e da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC).
Parceria UEG e Aclara mira inovação sustentável
A cooperação busca impulsionar o desenvolvimento sustentável da mineração de elementos terras raras (ETR), cruciais para a indústria de alta tecnologia, como veículos elétricos, turbinas eólicas e eletrônicos.
Entre as principais metas estão o desenvolvimento de modelos preditivos da mineralização de ETR em regolitos e argilas iônicas, o intercâmbio de pesquisadores e estudantes e a realização de projetos que integrem ciência de dados e inteligência artificial ao estudo e manejo ambiental da atividade mineral. Além disso, a parceria prevê o incentivo a estágios, programas de capacitação e projetos de extensão em áreas como ciências agrárias, sustentabilidade e tecnologia.
Além disso, a parceria prevê o incentivo a estágios, programas de capacitação e projetos de extensão em áreas como ciências agrárias, sustentabilidade e tecnologia.
Conhecimento acadêmico a serviço do setor produtivo
“O conhecimento produzido na universidade será transformado em soluções para o crescimento sustentável do estado”, afirmou o reitor da UEG, professor Antonio Cruvinel Borges Neto.
O vice-presidente da Aclara, Jose Palma, reforçou o valor da parceria. “A universidade traz o conhecimento científico que precisamos para aprimorar nossos processos e torná-los cada vez mais responsáveis e sustentáveis.”
Acordo fortalece ciência e capacitação
O protocolo tem vigência inicial de 24 meses e não envolve repasse financeiro direto, mas abre caminho para convênios e projetos específicos. Também estabelece diretrizes sobre dados, propriedade intelectual e meio ambiente.
A visita técnica à planta da Aclara encerrou o evento. O reitor da UEG recebeu, como presente simbólico, o livro “Terra Ronca”, com fotografias de André Dib e textos de Ronaldo Ribeiro.